Sessão Hype

7 filmes de superação que são histórias reais

por: Redação Hypeness

O verdadeiro cinema não consiste apenas em criar uma boa história, mas sim em contá-la. E não há dúvidas de que existem milhões de histórias incríveis pelo mundo, prontas para ganhar as telas.

Estes sete roteiros são exemplos de superação da vida real que se transformaram em grandes produções cinematográficas. Não perde essa seleção!

Lion – Uma Jornada Para Casa

Aos 5 anos, Saroo é um menino indiano que está acompanhando o irmão na busca por um emprego quando adormece em um vagão de trem e acorda do outro lado do país. Sem conseguir voltar para casa ou se comunicar com a família, ele é levado a um orfanato, onde uma família australiana o adota. 25 anos depois, o jovem consegue reencontrar sua família, traçando o trajeto de volta para casa com o Google Earth.

Embora improvável, a história retrata a vida real de Saroo Brierley. Sua trajetória foi contada na biografia Uma Longa Jornada Para Casa, publicada em 2013 na Austrália.

Reprodução “Lion – Uma Jornada para Casa”

Intocáveis

O mundo inteiro se apaixonou pela história de amizade entre o milionário tetraplégico francês Philippe Pozzo di Borgo e o algeriano Drizz, um bon vivant que é contratado como seu enfermeiro. Embora a relação de ambos tenha sido difícil no começo, não demora para que o jeito irreverente do imigrante ajude Philippe a reencontrar a vontade de viver.

Quase tudo no filme é verdade, com exceção do nome de Drizz: o enfermeiro real se chama Abdel Selou – e, embora tenha se mudado para o Marrocos, continua sendo um grande amigo do milionário. O filme está disponível no Telecine Play, caso você esteja à procura de uma história emocionante e super divertida.

Reprodução “Intocáveis”

O Discurso do Rei

O Rei George VI entendeu que, em um mundo em transição, a mídia era sua nova aliada. Havia apenas um problema: na época, mídia era sinônimo de rádio e o rei era gago. Com a ajuda do fonoaudiólogo autodidata Lionel Logue, ele recupera o domínio completo da fala e conquista a confiança do povo para liderar o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

O próprio diretor, Tom Hooper (que também foi gago), já declarou que os melhores diálogos do filme não foram escritos pelo roteirista. Eles foram, na verdade, retirados do diário de Logue.

Reprodução “O Discurso do Rei”

Uma Mente Brilhante

Inspirado na vida do matemático John Nash, o filme mostra como ele venceu a esquizofrenia após um período de confusão ocasionado pela doença. Apesar de sua condição, é considerado hoje um dos maiores matemáticos do século 20. Falecido aos 86 anos, ele foi premiado com o Nobel em 1994 por suas descobertas na chamada Teoria dos Jogos.

Reprodução “Uma Mente Brilhante”

A Teoria de Tudo

Outra produção que retrata a história de um gênio. Desta vez, é a vida de Stephen Hawking que vemos nas telas.

Portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o físico conviveu com a doença por décadas e se tornou um dos pensadores mais importantes do último século. O filme retrata o relacionamento de Hawking com Jane, sua primeira esposa, e o papel crucial que ela teve em sua vida.

Reprodução ” A Teoria de Tudo”

O escafandro e a borboleta

Uma produção que conta a história real do jornalista Jean-Dominique Bauby. Após sofrer um AVC, ele perde praticamente todos os movimentos do corpo, embora sua mente continue em pleno funcionamento. Bauby consegue apenas piscar o olho esquerdo mas, com a ajuda de uma terapeuta, é capaz de escrever sua autobiografia.

Reprodução “O escafandro e a borboleta”

Invictus

Chega a ser surpreendente descobrir que Invictus se trata de uma história real, de como uma nação se reergueu com a ajuda do rugby. O filme mostra o poder de liderança de Nelson Mandela, que aposta todas suas fichas no esporte como forma de unir a África do Sul no período pós-apartheid.

Reprodução “Invictus”

Ama um enredo inspirado na vida real, mas que mais parece ficção? Descubra muitas outras histórias de superação no catálogo do Telecine Play.

Publicidade

Foto em destaque: Reprodução "Os Intocáveis"


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filhote de seis patas abandonado é adotado por adolescente e batizado de canguru