Ciência

Ansiedade quando adulto pode ser fruto do bullying durante adolescência

por: Vitor Paiva

Para quem pratica, o bullying na escola pode não passar de uma brincadeira infeliz, mas quem sofre pode carregar as marcas das agressões e humilhações – físicas, verbais ou psicológicas – pelo resto da vida, como em casos de ansiedade. A herança do bullying escolar pode se transformar em problemas emocionais profundos a serem percebidos durante a vida adulta da vítima.

É o que comprova um estudo realizado recentemente com 682 adolescentes e publicado pelo jornal científico Molecular Psychiatry. A pesquisa sugere que os efeitos do bullying vão além dos traumas sob a saúde psicológica da criança ou jovem, danificando estruturas cerebrais que se manifestarão por toda a vida: o caudado e o putâmen, responsáveis tanto pelas funções motoras quanto por fatores psicológicos.

A pesquisa realizou exames de neuroimagem que mostraram alterações significativas no volume de putâmen, relacionados à ansiedade. A mesma pesquisa revelou redução no volume do núcleo caudado esquerdo em quem apresentou sintomas de ansiedade derivados do bullying. É, portanto, fundamental que a escola e os pais prestem atenção em tais relações e combatam o bullying, que se tornará mais do que uma memória ruim dos tempos escolares – mas uma marca para o resto da vida.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientista descobrem o animal que pode ter gerado lenda do monstro do Lago Ness