Sustentabilidade

Após 38 anos desaparecida, abelha gigante conhecida como ‘buldogue voador’ é vista na Indonésia

por: Vitor Paiva

Insetos gigantes costumam ser temas de filmes trash de horror e estrelar nossos pesadelos mais apavorantes – mas alguns de fato existem, e na vida real são motivos de pesquisas científicas importantes. É o caso da Abelha-gigante de Wallace, a maior espécie de abelha já descoberta. Com cerca de 6 cm, a espécie foi descoberta em 1858 pelo explorador britânico Alfred Russel Wallace, que ajudou a formular a teoria da seleção natural das espécies ao lado de Charles Darwin, e não era encontrada na natureza desde 1981. Recentemente um grupo de pesquisadores reencontrou um exemplar da abelha-gigante em uma ilha na Indonésia.

A abelha encontrada na Indonésia

Em seus escritos Wallace descreveu a espécie como “um inseto grande parecido com uma vespa preta, com mandíbulas imensas como um escaravelho”. A equipe que redescobriu a abelha-gigante de Wallace seguiu os passos do explorador britânico para reencontrar o inseto e fotografa-lo, e a expedição foi um triunfo – uma única fêmea do “buldogue voador”, como foi chamada, foi encontrada e registrada.

Acima, comparação entre a abelha-gigante e uma abelha normal; abaixo, à direita, o explorador britânico Alfred Russel Wallace

A descoberta deve servir de estimulo para novas pesquisas sobre a espécie e para novas tentativas de proteção, não só desse como de outros insetos e animais em grande ameaça de extinção. “Ver de fato o quão bonita e grande a espécie é na natureza, ouvir o som das suas asas gigantes batendo ao passar pela minha cabeça, foi simplesmente incrível”, disse Clay Bolt, fotógrafo que fez parte da expedição e registrou a espécie.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maior mutirão de limpeza do planeta já tem 700 locais confirmados no Brasil