Sustentabilidade

As 10 principais ameaças à sua saúde em 2019, segundo a OMS

por: Redação Hypeness

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou no mês passado um novo plano estratégico, com duração de 5 anos, com o objetivo de garantir que 1 bilhão de pessoas a mais se beneficiem do acesso à saúde e da cobertura universal de saúde. Para isso, a instituição divulgou também uma lista com as 10 principais ameaças à saúde neste ano. Estes 10 itens serão o foco da organização e de seus parceiros neste ano:

ameaça saúde OMS 1

1) Poluição do ar e mudanças climáticas

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que nove em cada 10 pessoas respiram ar poluído todos os dias, danificando pulmões, coração e cérebro, resultando em câncer, acidente vascular cerebral e doenças cardiovasculares e pulmonares.

2) Doenças crônicas não transmissíveis

Doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo – o equivalente a 41 milhões de pessoas, sendo que mais de 85% dessas mortes ocorrem em países de baixa e média renda.

3) Pandemia de influenza

O mundo enfrentará outra pandemia de influenza – a única coisa que ainda não se sabe é quando chegará e o quão grave será.

4) Cenários de fragilidade e vulnerabilidade

Cerca de 22% da população mundial vive em locais com crises prolongadas (uma combinação de fatores como seca, fome, conflitos e deslocamento populacional) e serviços de saúde insuficientes.

5) Resistência antimicrobiana

As pessoas estão ficando cada vez mais resistentes aos tratamentos com antibióticos e antivirais, o que pode comprometer seriamente cirurgias e procedimentos como a quimioterapia.

ameaça saúde OMS 2

6) Ebola

O Ebola ainda não foi erradicado, já que no ano passado, a República Democrática do Congo passou por dois surtos grandes, que se espalharam para cidades com mais de 1 milhão de pessoas.

7) Atenção primária

Muitos países ainda não têm instalações de atenção primária de saúde adequadas, o que compromete a entidade de alcançar a cobertura universal de saúde.

8) Vacinação

Muitas doenças que seriam perfeitamente evitáveis por vacinação estão aumentando, por causa da relutância das pessoas que são contra. O sarampo, por exemplo, teve aumento de 30% nos casos em todo o mundo no último ano.

9) Dengue

A estimativa é que 40% de todo o mundo esteja em risco de contrair o vírus – cerca de 390 milhões de infecções por ano.

10) HIV

De acordo com a entidade, apesar dos progressos, a epidemia de Aids continua a se alastrar pelo mundo, com quase 1 milhão de pessoas morrendo por HIV/aids a cada ano.

ameaça saúde OMS 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura