Sustentabilidade

BH vai transformar urina de foliões em adubo para jardins de parques municipais

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A gente já deu várias dicas para ter um Carnaval mais sustentável, mas essa é especial e só vale para os foliões de Belo Horizonte: fazer muito xixi! Parece loucura, mas a boa notícia é que a urina dos mineiros será transformada em adubo durante os dias de festa.

O pipi consciente é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com o Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma tecnologia capaz de absorver o fósforo presente na urina e transformá-lo em adubo, semelhante à utilizada em banheiros públicos de Amsterdã.

Foto: Alexandre Guzanshe/Prefeitura de Belo Horizonte

É claro que não adianta sair por aí fazendo xixi em qualquer lugar. A boa intenção só vale se o pipi rolar nos banheiros químicos identificados como parte do projeto P4Tree.

No ano passado, o projeto contou com seis banheiros químicos especiais funcionando nos quatro dias de Carnaval. Este ano, a função foi ampliada e as cabines foram contratadas por 100 diárias. Elas estarão espalhadas em pontos estratégicos na avenida Brasil e na Praça Sete.

Depois de coletada, a urina será desinfectada e o fósforo irá se transformar em adubo. A expectativa da prefeitura é que um total de 50kg de fertilizantes sejam gerados com a ação. O material será aproveitado no Jardim Botânico e em jardins e parques da cidade.

Leia também: Makes, glitter e acessórios para arrasar sem poluir neste Carnaval

Publicidade

Foto em destaque via


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto da Corona troca embalagens plásticas por latas que se encaixam perfeitamente