Arte

Big Joanie, o trio de minas negras que todo fã de punk e de rock deveria ouvir

por: Vitor Paiva

A presença negra dentro do punk é tão determinante e ancestral quanto o próprio movimento – a começar pela banda Death, de Detroit, pioneira da sonoridade punk, e seguindo por ícones do estilo como Bad Brains, Dead Kennedys e, no Brasil, Os Inocentes.

A mesma coisa acontece com a presença feminina no punk. Como falar do movimento sem lembrar de Patti Smith, Siouxsie Sioux, Joan Jett, Debbie Harry, Chrissie Hynde e Nina Hagen, entre tantas outras? Pois essas duas forças se encontram na banda inglesa Big Joanie, que levará seu som punk, negro e feminista para o festival SXSW 2019.

Formada por Stephanie Phillips na guitarra e nos vocais, Estella Adeyeri no baixo e Chardine Taylor-Stone na bateria, o trio não se restringe ao estilo.

A imprensa especializada está gostando. A crítica da Rolling Stone – de 3,5 estrelas em 5 – reconhece o disco “Sistahs” como “excelente”. Segundo a crítica, a Big Joanie “vem provocando ondas na cena de indie-rock londrina, com um som que ecoa PJ Harvey, Joy Division e The Slits, entre outros”.

Capa do disco “Sistahs”

Trata-se, segundo a revista, de um disco corajoso, envolvente e que captura o ouvinte, através de letras sobre “amizade, ser uma mulher negra comparada às brancas, e se sentir incompreendida”.

A banda se descreve como sendo “similar às Ronettes, mas filtradas pelo faça-você-mesmo dos anos 80 e o movimento Riot Grrrl vestindo uma bata indiana brilhante”.

Um dos motivos principais, segundo a banda, para se reunirem foi criar uma atmosfera que permitisse que elas “fossem elas mesmas completamente como mulheres negras e descobrir o que é possível nesse espaço”. As três componentes da banda participam de atividades comunitárias, organizam festivais de musica e ainda militam ativamente em campanhas e shows contra o racismo e os direitos LGBT.

O disco está sendo lançado pelo selo Daydream Library Series, de Thurston Moore, guitarrista e fundador do Sonic Youth, e os show da Big Joanie no SXSW 2019 acontecerão nos dias 13, 14 e 16 de março, na cidade de Austin, no Texas.

 

Hypeness no SXSW 2019, a melhor tecnologia do mundo é a empatia

Pelo segundo ano consecutivo, o Hypeness vai ao SXSW. Esse ano, a Dell embarcou conosco nesse projeto de ir atrás do melhor conteúdo para você. Nossa missão: O que levar do SXSW para melhorar a minha vida e das pessoas que dividem o mundo comigo? 

Que não nos ouçam as ultramáquinas de Inteligência Artificial, mas a única inovação possível é nos humanizarmos cada vez mais. 

Vale muito mais um ser humano que conhece suas potencialidades e seus limites do que qualquer inovação futurística. 

Em nossa nova estadia em Austin, no Texas, queremos abrir ainda mais a cabeça e transformar não só o que o Hypeness entrega para vocês, amigas e amigos leitores. Mas também nossas vidas.
Nossa cobertura é um oferecimento da Dell, que promete inovar a maneira que vemos filmes, séries e esportes com a tecnologia Dell Cinema em seus notebooks. 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pingue Pongue: o programa de rádio de Matilde Campilho e Tomás Cunha Ferreira