Ciência

Cientistas israelenses afirmam que terão cura eficaz para o câncer em um ano

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A cura para o câncer é uma busca incansável. No entanto, um grupo de cientistas israelenses alega que ela estará disponível em um ano. Tem mais: o sistema deverá ser barato, rápido e com poucos ou nenhum efeito colateral.

Divulgada pelo The Jerusalem Post na última segunda-feira, a notícia indica uma “cura completa para o câncer“, desenvolvida pela empresa Accelerated Evolution Biotechnologies Ltd. (AEBi). Ao jornal, os representantes da AEBi alegam que o tratamento será efetivo a partir do primeiro dia e deverá durar poucas semanas, além de ser muito mais econômico do que os tratamentos disponíveis atualmente.

Foto: Drew Hays

Apelidada de MuTaTo (multi-target toxin), a solução deve se equiparar a um “antibiótico para o câncer”. A medicina funcionaria através da introdução de um DNA codificador de uma proteína em um vírus capaz de infectar bactérias.

A maioria das drogas anti-câncer disponíveis no mercado ataca um alvo específico na célula cancerosa, inibindo a interação que faz com que o câncer exista. Porém, mutações nestes alvos tornam o medicamento ineficaz, visto que eles deixam de ser atacados.

Publicidade

Para evitar incorrer no mesmo erro, MuTaTo usa uma combinação de vários peptídeos de direcionamento de câncer para cada célula cancerosa, combinada com uma forte toxina peptídica que mataria especificamente as células cancerígenas. Dessa forma, os pesquisadores acreditam que o tratamento não será afetado por mutações.

Ilustração de células cancerosas. Foto: NIH Image Gallery

Espera-se que eventualmente o método se torne personalizado. Para isso, os pacientes deverão oferecer suas biópsias ao laboratório, que irá analisá-las para descobrir quais receptores apresentam quantidades anormalmente elevadas. Assim, cada pessoa poderá receber um coquetel de moléculas feito especialmente para a sua cura.

O tratamento ainda está em fase de testes com ratos em laboratório, mas os pesquisadores dizem que os resultados têm sido consistentes. Entretanto, especialistas na área acreditam que possa ser cedo para dizer que a cura para o câncer foi descoberta.

Infelizmente, a única maneira de saber quem está certo nessa história é esperar – mas nós estamos torcendo pelo time israelense!

Leia também: Fosfoetanolamina: a droga brasileira que promete curar o câncer

Publicidade Anuncie

Créditos sob as imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Encontraram ayahuasca e drogas psicotrópicas em bolsa milenar de indígenas da Bolívia