Ciência

Com quase 70 anos, ave mais velha do mundo segue chocando ovos

por: Vitor Paiva

Batendo asas pelos arredores do atol de Midway, próximo ao Havaí, junto de seu companheiro, a ave mais velha do mundo vai muito bem, obrigado – e segue colocando seu ovo anualmente no atol, aos 68 anos de idade. Batizada de Wisdom (ou Sabedoria, em inglês), essa albatroz-de-laysan superou em muito a média de 50 anos de vida da espécie, e com isso se tornou a mais antiga ave conhecida do planeta, especialmente ainda chocando ovos.

Wisdom colocando seu ovo anual

Os registros das albatrozes em Midway começou em 1936, e em 1956 o ornitólogo Chandler Robbins reuniu todas as informações então coletadas em um documento. Nesse registro, Wisdom recebeu uma fita e um número, e foi estimada com 6 anos de idade. Ela então permaneceu sumida por décadas, até que na temporada 2001/2002, Robbins a reencontrou e lhe deu uma nova fita – e desde então ela tem retornado ao atol anualmente para colocar e chocar um ovo. As aves reencontram seu companheiro e passam cerca de 7 meses no local.

Acima, Wisdom com seu filhote; abaixo, seu companheiro, Akeakamai

A estimativa sobre Wisdom é que ela já tenha colocado cerca de 36 avos com Akeakamai, seu parceiro, e não há qualquer indício de que ela pretenda parar. Como a espécie não costuma colocar ovos todo ano, e criam somente um filhote por vez, a diferença que Wisdom faz e ainda fará para a população é inestimável.

O casal de albatrozes

Em épocas de cada vez mais ameaças de extinção e más notícias a respeito da fauna e da flora do planeta, a história de Wisdom é um longevo e impressionante alento – a mais velha ave do mundo, mais do que um símbolo, é um exemplo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que é a Pedra de Roseta, o mais importante documento arqueológico sobre o Egito Antigo?