Sustentabilidade

Como a permacultura está alimentando e capacitando refugiados em Uganda

Redação Hypeness - 20/02/2019 | Atualizada em - 17/08/2020

O campo de refugiados de Palabek, ao norte de Uganda, costuma receber milhares de refugiados todos os anos, principalmente vindos do sul do Sudão. Porém, tão importante quanto oferecer alimentos e um lugar para viver, é educar estas pessoas, para que um dia possam prosperar e, não apenas sobreviver. É exatamente isso que a organização African Women Rising (AWR) vem fazendo, ao educar mulheres no norte de Uganda, com lições de microfinanças e agricultura.

permacultura refugiados uganda 1

Como parte das aulas, estas mulheres estão tendo lições de permacultura, o que pode significar uma completa diferença na vida destas pessoas. A permacultura não é apenas uma agricultura de pequena escala projetada para ser sustentável e auto-suficiente, mas, sobretudo, uma maneira de oferecer autonomia às pessoas, que podem produzir seus próprios alimentos. 

permacultura refugiados uganda 2

Muitos campos de refugiados oferecem sementes a eles, mas esquecem que as coisas não são tão simples quanto parecem. Precisamos ter o mínimo do conhecimento básico de biologia da água e do solo e é isso que a AWR tem feito, transformando mulheres em agricultoras. Através das aulas elas entendem a melhor maneira de capturar a água da chuva e enriquecer o solo usando materiais disponíveis localmente e a utilizar resíduos como esterco, cinza de madeira, folhas de árvores e pó de carvão.

permacultura refugiados uganda 3

Quando a AWR começou em Palabek, eles treinaram cerca de 20 pessoas. Agora, mais de 6.000 famílias de refugiados do Sudão do Sul cultivam hortaliças, plantam árvores novas e cultivam cercas vivas e plantações de biomassa que fornecem materiais para a construção, remédios para pragas, nutrição de estações secas e remédios. Por que mulheres? Porque a visão da instituição é construir igualdade social, econômica e política para mulheres e meninas na África. Isto é o futuro!

permacultura refugiados uganda 4

permacultura refugiados uganda 5

permacultura refugiados uganda 6

permacultura refugiados uganda 7

permacultura refugiados uganda 8

permacultura refugiados uganda 9

permacultura refugiados uganda 10

Publicidade

Fotos: African Women Rising


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ararinhas-azuis ameaçadas pela construção de parque eólico na Bahia