Inspiração

Companhia das Letras lança #DescontosNecessários contra desinformação

por: Mari Dutra

Informação falsa é o que não falta na rede. Elas chegam fresquinhas logo depois do “bom dia” no grupo de Whatsapp da família e alguns países, como o Chile, já investem em leis para combater esses boatos. Enquanto regulamentações similares não chegam por aqui, a Companhia das Letras decidiu transformar a desinformação em descontos em uma ação que promete fazer você usar a expressão “só li verdades” com um novo sentido.

A promoção #DescontosNecessários foi lançada ontem, 18, pela editora, e fica no ar até o dia 24 de fevereiro. A ideia é oferecer descontos de 30 a 90% em livros publicados pela Companhia das Letras que possam combater a desinformação propagada nas redes.

Um robô baseado em algorítimos irá rastrear o Twitter em busca de pessoas que estejam compartilhando informações incorretas. Essa tecnologia irá enviar um alerta diretamente para a editora, que identifica a informação errada e seleciona dentro de seu catálogo uma obra que possa esclarecer melhor as informações contidas na mensagem.

Aí entra o trabalho humano: a Companhia envia uma mensagem que convida o autor do post a conhecer outras versões daquele fato e já oferece de lambuja um desconto para compra de um livro sobre o assunto. A ideia é justamente propagar o conhecimento entre aqueles que divulgam fake news inadvertidamente e poderiam se beneficiar dos descontos.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, “o desconto será proporcional à controvérsia da mensagem”. O vídeo de divulgação da promoção exemplifica isso ao mostrar que uma pessoa que escreve que vacinas podem estar deixando as crianças doentes ganharia um desconto de 50% – mas, se o usuário fosse mais longe e dissesse que deixaria de vacinar seu filho, o desconto subiria para 90%.

Felizmente, não é necessário sair por aí compartilhando fake news para ganhar um descontinho. As obras que participam da ação também podem ser acessadas diretamente no site do #DescontoNecessário, onde usuários encontram livros sobre feminismo, ciência, política, saúde, LGBT, racismo, meio ambiente, entre outros.

A partir do hotsite, também é possível dar aquela forcinha para deixar o grupo da família mais informado. Basta clicar sobre a obra do seu interesse e enviar um desconto aos (des)informados.

Leia também: 4 dicas simples para desmascarar boatos no WhatsApp e nas redes sociais

Publicidade

Fotos: Reprodução Twitter


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vaquinha de bailarina filha de diarista consegue 5 vezes o valor da meta