Fotografia

‘Congo Tales’: o livro de fotografia que conta as histórias das fábulas e lendas do Congo

por: Gabriela Glette

Publicidade Anuncie

A situação no Congo não é das mais fáceis há tempos. O país, que vem sofrendo manifestações violentas por grupos armados desde dezembro, acaba de eleger o mais novo presidente – Félix Tshisekedi, filho de uma figura histórica de oposição no país, abrindo um debate mundial em relação ao resultado das eleições.

fábulas do congo 1

Segundo dados da ONU, até agora já foram encontradas mais de 15 covas coletivas no país africano, após o violento mês de dezembro que antecedeu as eleições presidenciais. Entre as centenas de mortos, havia mulheres e crianças. Se alguns dizem que essas pessoas não foram meras vítimas da violência, já que os assassinatos estão sendo vistos como crimes políticos e premeditados, outros dizem que é efeito da forte tensão que paira sobre o país por causa das eleições.

fábulas do congo 2

 

Entre tanta violência, nasce o Congo Tales – um coletivo multimídia que tem como objetivo preservar a história e a cultura do país. Ao longo de cinco anos, um grupo de autores, pesquisadores e fotógrafos se uniram para usar um meio de comunicação positiva para homenagear o Congo, inspirando-se nas fábulas dos Irmãos Grimm.

fábulas do congo 3

O projeto foi ideia da produtora de cinema holandesa Eva Vonk, que juntamente com sua colega editora Stefanie Plattner, ativistas comunitários, professores e produtores locais de rádio, passou três anos na República do Congo registrando mitologias. Na segunda maior floresta tropical do mundo, um povo luta por sobreviver em meio à tanta violência e caos político.

fábulas do congo 4

fábulas do congo 5

fábulas do congo 6

fábulas do congo 7

fábulas do congo 8

fábulas do congo 9

fábulas do congo 10

fábulas do congo 11fábulas do congo 12

fábulas do congo 13

fábulas do congo 15

fábulas do congo 16

fábulas do congo 17

 

Publicidade Anuncie

Fotos: Congo Tales


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Imagens raras e coloridas mostram como era o Afeganistão em 1928