Empreendedorismo

‘De estagiária à presidente’: O conto da meritocracia que virou meme na internet

por: Redação Hypeness

A história da atual presidente da Le Postiche contada pela revista Exame intensificou o debate sobre meritocracia. A matéria destaca o fato de Alessandra Restaino ter começado como estagiária na fabricante de bolsas antes de chegar ao posto mais importante da companhia.

Alessandra é filha do dono da empresa. Ela entrou na empresa da família há 27 anos e passou pelas áreas de gestão de vendas, além de ter passado pelos setores de supervisão supervisora de loja, marketing, compras, diretoria comercial, antes de assumir a cadeira de presidente.

A complexidade entre mérito e privilégio

“Não foi fácil chegar ao comando da companhia. Alessandra enfrentou a desconfiança de pessoas ao seu redor e precisou estudar e se preparar para o cargo”, afirma a Exame.

A gestora é formada em administração de empresas e possui especialização em gestão estratégica pela Fundação Getúlio Vargas e em administração pela Kellog University. Para completar, diplomada em varejo pela NRF.

Não se trata de questionar os esforços de Alessandra. Agora, será que cabe destacar o caminho profissional sem debater privilégios que proporcionam, por exemplo, o acesso aos melhores centros de estudos?

A reportagem repercutiu nas redes sociais e as pessoas enxergaram um exagero no texto da revista Exame. Aqui pra nós, ser herdeira de uma empresa do tamanho da Le Postiche torna o caminho mais fácil, não é? Alessandra Restaino sai na frente de grande parte da população brasileira. Então, como classificar a trajetória como superação?

No país das desigualdades sociais, qual o mérito do conceito de meritocracia?

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fish and chips: lanchonete traz delicioso prato típico inglês para o Brasil