Ciência

De suar frio… 4 coisas banais que podem aumentar a ansiedade

por: Vitor Paiva

Nem sempre aqueles picos de ansiedade, que nos fazem suar frio no meio do dia, acontecem a partir de grandes e evidentes motivos – muitas vezes atividades banais, que fazem parte do nosso cotidiano, podem estar agravando nosso estado de ansiedade ou estresse sem que nós sequer estejamos percebendo. A ansiedade, afinal, é uma emoção normal, que faz parte de nossas vidas – mas que pode trazer desconforto e problemas reais, e que merece nossa atenção.

Assim, a partir de pesquisas diversas que apontam causas para excessos de ansiedade em nosso dia-a-dia, separamos aqui 4 causadores de ansiedade que muitas vezes passam desapercebidos em meio à correria de nossos calendários – e que podem ser a diferença entre tais picos e uma saudável e consciente tranquilidade para enfrentarmos as dificuldades da vida.

1. Excesso de álcool ou cafeína

Se o álcool pode nos relaxar temporariamente, a longo prazo e em maiores quantidades ele pode provocar ansiedade – em especial se a ressaca é frequente. O mesmo vale para a cafeína – que pode servir de combustível para as tarefas diárias, mas que deixa como resíduo uma sensação de aceleração que agrava ainda mais a ansiedade natural.

2. Privação de sono

Dormir pouco afeta justamente as áreas do cérebro mais vulneráveis à ansiedade, onde as emoções são processadas e reguladas. Assim, quem não dorme bem e principalmente por poucas horas diariamente acaba mais sujeito não só ao cansaço, mas também a ser afetado por distúrbios de ansiedade.

3. Comportamento evasivo

Quem foge de suas responsabilidades e autocríticas, evita a qualquer custo situações sociais e corre de temas críticos sobre sua vida a longo prazo pode intensificar justamente os medos que levaram a tal comportamento. A ansiedade se auto-alimenta, e sentimentos de intensa autocrítica podem agravar ainda mais o quadro. Em situações extremas é fundamental o acompanhamento de um profissional.

4. Excesso de tempo online

Quem passa o dia checando e-mails de trabalho, conferindo o que está acontecendo nas redes sociais a cada minuto e, pior, se comparando com as vidas “perfeitas” propagandeadas nas redes está sujeito a ser tomado não só pela ansiedade mas por sentimentos de inferioridade e preocupação. Sair da internet e permanecer na vida real é passo essencial para combater a ansiedade contemporânea.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue