Design

Em resposta a um meme, McDonald’s sueco promete lançar sua linha de sapatos

18 • 02 • 2019 às 10:07 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Tudo começou quando, em 2018, a marca espanhola de sapatos e bolsas de luxo Balenciaga lançou um sapato revestido de couro vermelho com um design um tanto exótico – que lembrava a embalagem de batatas fritas do McDonald’s. Como a internet não deixa nada passar, a semelhança foi transformada em meme, e a comparação rapidamente viralizou.

Um dos memes comparando o sapato

Apesar do estranho desenho e do deboche virtual, os sapatos da Balenciaga rapidamente desapareceram das prateiras, e estão atualmente esgotados – e o preço não era nada barato: cada par era vendido por 530 dólares. No último dia 06 de fevereiro o McDonald’s da Suécia decidiu finalmente responder ao meme e à suposta cópia, e em uma postagem mostrando um sapato efetivamente reproduzindo sua icônica embalagem de fritas, provocou: “Se conseguirmos 103.042 likes, lançaremos o sapato de verdade”.

Por enquanto o post no Instagram do McDonald’s sueco só alcançou cerca de 24 mil likes, e o sapato mais parece um bizarro pé de pato inspirado na embalagem. Por enquanto a entrada da maior rede de fast food do mundo no universo fashion da alta cultura e na indústria de calçados parece distante de acontecer – mas sabemos que a internet é capaz de tudo: até mesmo de apreciar esse inacreditável modelo de sapato.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness