Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A arquitetura aliada à engenhosidade humana é capaz de salvar e transformar vidas, e é isso que o projeto InsideOut, criado pela arquiteta italiana Francesca Vittorini com o arquiteto italiano Andrea Tabocchini. Conhecida como a escola “do avesso”, o prédio foi construído ao longo de somente 60 dias em Yeboahkrom, um vilarejo rural em Gana, onde os ventos haviam destruído a única escola da região. Utilizando apenas terra e madeira, o projeto custou em torno de 12 mil euros no total – e o resultado é um triunfo humano e arquitetônico.
Reunindo-se com voluntários locais e de outros 20 países, diante da ausência de energia elétrica no local a InsideOut foi toda feita à mão, e utilizando material disponível na área – 58 mil quilos de terra foram transportado manualmente e cerca de 3 quilômetros de madeira foram moldados. A própria falta de recursos e possibilidades da região de Yeboahkrom serviram como a oportunidade perfeita para um incrível projeto de arquitetura sustentável.
As paredes foram feitas compactando terra sobre uma estrutura de madeira, e a própria natureza do prédio oferece iluminação e ventilação naturais.
Rompendo os limites entre o lado de fora e do dentro, e ao mesmo tempo oferecendo abrigo e proteção necessários para a escola funcionar, a InsideOut é um modelo funcional, ecológico e sustentável que não só pode, como deve, ser reproduzido em todo o mundo.
Publicidade
A maioria dos abrigos para a comunidade carente são simples e pouco aconchegantes, mas o projeto “La Casa”, em...
Garrafinhas PET, sacolas de mercado e embalagens diversas: estima-se que 20% do lixo que produzimos em casa é formado...
Nessa semana, uma série de publicações brasileiras, uruguaias e argentinas tem alertado para uma onda de calor que...
Um susto gigante acometeu uma família que mora no Vietnã. Uma cobra de mais de dois metros de comprimento invadiu a...
Isso quer dizer que o país conseguiu funcionar por 107 horas sem poluir ou prejudicar o meio ambiente...
Não é preciso ser um especialista para compreender que, se a agropecuária é um dos principais consumidores e...
O 'presente' de Dia dos Namorados (o resto do mundo comemora no dia 14 de fevereiro) para Merelize Van Der Merwe, de 32...
Os pedestres e os ciclistas vão começar o ano com uma boa notícia em Madrid. A partir de janeiro de 2015, o centro...
Um estudo da Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura (Unesco) alerta para mais um...