Inovação

Experiência de quase morte faz surfista criar traje que permite que deficientes nadem

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

Algumas experiências podem parecer terríveis e nos aproximar da morte, porém também podem ser transformadoras e direcionar nossa vida para outro caminho. Foi exatamente isso que aconteceu com o surfista norte americano Mark Okrusko, quando estava participando de um campeonato de surfe em Ventura – Califórnia e quase morreu. Durante o intervalo em que ficou preso debaixo d’água, quase perdendo o sentido devido à falta de ar, ele teve a brilhante ideia de desenvolver um traje de surfe especial, com uma espécie de tanque de ar embutido, que vem transformando a vida de muita gente.

roupa especial floater 1

Depois de ter recuperado os sentidos, ele desenvolveu o Breathvest, uma roupa de mergulho com uma bexiga de ar no peito que proporcionaria aos nadadores um pequeno suprimento de ar. Porém, aos poucos, sua ideia foi sendo aperfeiçoada, já que ele percebeu que a bexiga de ar também facilitava a flutuação das pessoas na água. A partir disto ele criou o Floater, que em vez de uma bexiga de ar inflável, possui um bloco de espuma patenteado para que as pessoas pudessem flutuar.

roupa especial floater 2

Sua invenção foi patenteada e ele acabou criando a empresa Airtime Watertime. Porém, o que ele não poderia imaginar é que a roupa de nylon não conquistaria apenas os surfistas e amantes de esportes aquáticos, mas também as pessoas com algum tipo de deficiência, que estavam impossibilitadas de nadar. Este foi exatamente o caso de Gustavo Ritterstein, que em 2013 sofreu um acidente que o deixou paralisado do pescoço para baixo: Eu pude nadar no oceano novamente pela primeira vez em anos. Com o Floater eu era como todo mundo. Você não sabia dizer que eu estava incapacitado”.

roupa especial floater 4

Além disso, ele também vem sendo usado para pessoas perderem o medo da água, já que traz mais segurança em todos os níveis e, até mesmo por salva vidas, que possuem uma ajuda extra caso precisem fazer um resgate. Surpreso com as diferentes aplicações de sua super invenção, Mark afirma: Nós só queríamos tornar a natação um pouco mais segura e divertida. Mas toda semana alguém nos escreve para dizer como ajudamos a colocá-los de volta na água. É incrível.”

Publicidade Anuncie

Fotos: Airtime Watertime


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Fazendeiro italiano inova e cria centenas de galinhas soltas na floresta