Debate

Hamburgueria inspirada em Pablo Escobar inclui cocaína fake em lanche e gera polêmica

por: Vitor Paiva

O humor pode ser uma excelente arma tanto para tratar de temas difíceis quanto para vender produtos. O limite do humor, porém, parece estar mesmo no ponto em que poucos acham graça na piada e muitos se ofendem – e parece ser esse o ponto que uma hamburgueria em Melbourne, na Austrália, encontrou ao lançar tanto sua marca quanto seu principal sanduíche. A lanchonete foi batizada em alusão ao traficante Pablo Escobar, e um hambúrguer é servido decorados com uma nota falsa de 100 dólares e um pó branco sobre o pão, simulando uma carreira de cocaína.

A ideia por trás do Pablo’s Escoburgers era que tudo fosse visto como uma espirituosa piada, mas o restaurante vem recebendo críticas severas por promover não só o criminoso colombiano como o uso de drogas. Um dos maiores traficantes em todos os tempos, Escobar tornou-se não só o rei do tráfico de cocaína nos anos 1980, como foi mandante de diversos atentados e assassinatos – reunindo uma das maiores fortunas da história dos crimes.

Além do sanduíche Patron Burger, decorado com a linha de cocaína falsa, outro prato do restaurante é servido com um saco transparente contendo um pó branco e uma colher. O Pablo’s Escoburgers, em resposta às críticas, emitiu um comunicado: “Estamos muito orgulhosos de nossos hambúrgueres, mas também entendemos que Pablo Escobar foi um homem horrível que destruiu as vidas de milhares de colombianos”, afirma a nota. “Nós não toleramos, idolatramos ou promovemos Pablo Emilio Escobar ou suas ações de qualquer forma. No entanto, somos australianos e sabemos rir de um bom jogo de palavras”, acrescenta. “É apenas um nome de hambúrgueria pop-up. Difícil não ofender alguém em 2019.”

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Enquanto Anvisa não se decide, o mercado bilionário do Cannabusiness se organiza