Fotografia

Imagens raras e coloridas mostram como era o Afeganistão em 1928

por: Gabriela Glette

A guerra do Afeganistão, que dura desde 2001, é o mais longo conflito da história dos Estados Unidos e já fez com que milhões de afegãos deixassem o país que ficou grande parte destruído. Porém, nem sempre foi assim. Esta série de fotos, disponibilizada pelo Museu Albert Kahn – de Paris, nos mostra uma nação colorida, arborizada e claramente em paz. Cenários idílicos, jardins bem cuidados e grandes prédios históricos, estas fotos são da década de 1920 e nos apresentam um país muito diferente do que estamos acostumados a ver, infelizmente.

afeganistão colorido 1

Todas estas fotografias fazem parte do projeto ‘Arquivos do Planeta’, que foi iniciado pelo banqueiro e filantropo francês Albert Kahn, resultando em um arquivo de 72.000 fotos de todo o mundo, que estão agora no museu Albert Kahn. Entre 1909 e 1931, Kahn enviou fotógrafos para mais de 50 países para documentar o que viram. A série sobre o Afeganistão foi tirada por Frédéric Gadmer, que explorou a região durante vários meses, em 1928.

afeganistão colorido 2

Uma belíssima homenagem a um tempo que não existe mais e a um país que ficará marcado para sempre pela guerra. Não somente as construções e os monumentos foram embora, mas a natureza, a paz, as cores e a promessa de um mundo melhor.

afeganistão colorido 3

afeganistão colorido 4

afeganistão colorido 5

afeganistão colorido 6

afeganistão colorido 7

afeganistão colorido 8

afeganistão colorido 10afeganistão colorido 11

 

Publicidade

Fotos: Museu Albert Kahn


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Essas fotos capturam os incríveis trajetos de vôo percorridos por bandos de pássaros