Tecnologia

Internet móvel é até 2 vezes mais rápida em alguns horários; aprenda a usar a seu favor

por: Redação Hypeness

Uma pesquisa realizada pela Opensignal indica que a velocidade da internet móvel pode variar muito. No Brasil, a diferença de rapidez entre a hora mais lenta e a mais rápida chega a 1,7 vezes. Essa variação ocorre mesmo em países em que o 4G é mais avançado, mas pode vir a melhorar com a implementação de novas tecnologias no futuro.

Para chegar a essa conclusão, a Opensignal analisou a experiência de consumidores de smartphones em 77 países ao longo de 2018. O estudo abrangeu a análise de mais de 94 milhões de dispositivos.

Em alguns locais, como a Argélia e o Camboja, a internet chegava a funcionar até seis vezes mais rápido em alguns horários. O Brasil aparece com uma variação média, de 1,7, o que significa que a internet móvel pode ser quase duas vezes mais rápida dependendo do horário de acesso.

Isso ocorre devido ao congestionamento da rede, que enfraquece o sinal, deixando a internet mais lenta em horários de pico. Para os usuários brasileiros, a internet costuma ser mais devagar por volta das 20h, quando um número maior de pessoas está acessando conteúdos online. Enquanto a velocidade do 4G fica em 16,4 Mbps neste horário, ela chega a 28,6 Mbps durante a madrugada – o melhor horário é por volta das 4h.

Ainda segundo a Opensignal, a tecnologia 5G teria o potencial de solucionar o problema do congestionamento, com uma ampliação da capacidade técnica da rede. A nova estrutura deverá reduzir a variação na velocidade.

Infelizmente, é bom se acostumar com a oscilação na velocidade, já que ainda não se sabe quando o 5G estará disponível no Brasil…

Leia também: 5 coisas que você consegue fazer melhor quando sua internet é até 10 vezes mais rápida

Publicidade

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Saiba como ‘cão robô’ é usado pela polícia dos Estados Unidos