Karl Lagerfeld morreu aos 85 anos. O diretor artístico da CHANEL deu entrada em um hospital em uma internação de urgência na segunda-feira (18). A causa da morte ainda não foi revelada.
“É com tremenda tristeza que a CHANEL anuncia a morte de Karl Lagerfeld, diretor criativo da CHANEL desde 1983. Indivíduo extraordinariamente criativo, Karl Lagerfeld reinventou os princípios da marca criados por Gabrielle Chanel”, escreveu a marca no Instagram.
Em janeiro, o Kaiser faltou em alguns desfiles. A ausência foi justificada pela própria CHANEL como “apenas cansaço”.
O designer de 85 anos nasceu na Alemanha, mas desde os 14 vivia em Paris. Dos maiores ícones fashion da história, Lagerfeld deu os primeiros passos no universo da moda em 1964, na casa francesa Chloé. Pouco tempo depois, começou a parceria com a italiana Frendi. O encontro com a CHANEL aconteceu em 1983, quando foi nomeado diretor artístico pelo conjunto de suas coleções de alta costura, prêt-à-porter.
Ícone e controverso
“Elegância não tem a ver só com roupas. Se você é uma pessoa elegante, você é elegante em jeans e camiseta. Se você não é, você fica vulgar em jeans e camiseta. É uma questão de atitude”, declarou ao Fantástico em 2013.
Sempre de óculos escuros e uma postura altiva, o Kaiser – apelido dado por colegas, é um dos discípulos de Pierre Balmain, de quem foi estagiário no começo da carreira. A controvérsia esteve presente ao longo das décadas.
Karl era polêmico. Algumas vezes deixava escapar visões conflitantes sobre padrões de beleza.
Ele estava na Chanel desde a década de 1980
“Ninguém quer ver mulheres rechonchudas nas passarelas. São as mulheres gordas sentadas com um pacote de batatas diante da TV que dizem que as modelos magras é algo horrível”, opinou em uma oportunidade.
Teve espaço para uma discussão com a atriz Meryl Streep. Durante o Oscar de 2017, ele acusou a norte-americana de receber dinheiro para usar um vestido no tapete vermelho. Streep não vestiu CHANEL.
“Essa história se disseminou em todo o mundo, e continua globalmente a ofuscar a minha participação no Oscar, no momento de quebra do meu recorde de 20ª indicação, para também diminuir esse feito aos olhos da mídia, dos colegas e da audiência”, explicou Meryl , que recusou o pedido de desculpas do estilista.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.