Fotografia

Leopardo negro extremamente raro é fotografado pela primeira vez na África em 100 anos

por: Vitor Paiva

Seja pela sua força, beleza ou pela raridade de suas aparições e registros, o fato é que o leopardo negro, também conhecido como pantera negra, tornou-se uma espécie de animal mítico. E não é por menos: ainda que algumas imagens do animal tenham sido feitas em florestas da Ásia, a última foto tirada de uma pantera negra na África aconteceu em 1909, na Etiópia. É por isso que desde sua infância que o sonho do fotógrafo britânico Will Burrard-Lucas era fotografar um exemplar desse raro e incrível animal. Quando soube de diversas aparições notadas na região das florestas selvagens de Naikipia, no Quênia, ele não teve dúvidas, e começou a arrumar seu equipamento de fotografia.

Lucas se juntou ao cientista americano Nick Pilfold para preparar diversas “armadilhas” fotográficas, a fim de que tentarem registrar o animal em ação. Junto das câmeras algumas iscas com água foram deixadas, e alguns dias depois o fotógrafo retornou ao local a fim de recolher o primeiro material. Para seu espanto, lá estava uma pantera negra, registrada em seu esplendor, sob a luz do luar. O incrível registro foi publicado no Jornal Africano de Ecologia.

Quatro dos cinco registros aconteceram à noite, e utilizaram iluminação infravermelha, e o resultado comoveu Lucas. “Para mim, não há nenhum animal envolto em mais mistério, nenhum animal mais evasivo e nenhum animal mais bonito que os leopardos negros”, ele escreveu. “Por muitos anos eles permaneceram como o material dos sonhos e das histórias improvisadas contadas ao redor da fogueira à noite. Ninguém que eu conheça já tinha visto um em estado selvagem e eu nunca pensei que veria”.

Publicidade

© fotos: Will Burrard-Lucas


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele tirou a foto mais detalhada possível das crateras da Lua