Ciência

Maconha pode prejudicar fertilidade de homens e mulheres

por: Redação Hypeness

A ciência já nos contou que usuários de maconha fazem sexo com mais frequência e algumas mulheres até adotam o uso de estimulantes sexuais feitos com cannabis, mas a erva pode ter consequências nem tão positivas para a reprodução humana. É o que aponta um estudo publicado em dezembro na revista científica Epigenetics.

Foram analisados para a pesquisa 24 homens, entre 18 e 40 anos, sendo 12 deles usuários de maconha e 12 que dispensavam um baseado. A investigação apontou que o tetra-hidrocarbinol (THC), princípio ativo da maconha, teria provocado mudanças no DNA dos espermatozóides. Os homens que fumavam também apresentavam uma concentração significativamente menor de espermatozóides quando comparados àqueles que não eram usuários de maconha. Isso indica que a fertilidade masculina pode ser prejudicada pelo consumo da substância.

Porém, a amostra analisada pelo estudo ainda é pequena para considerar esta como uma hipótese definitiva. Além disso, diversos outros fatores podem afetar as mudanças ocorridas no DNA, como estilo de vida, condição física, dieta, qualidade do sono, consumo de álcool, entre outras. Todas foram desconsideradas na realização da pesquisa.

Embora os resultados sejam inconclusivos, eles apontam que a maconha pode sim dar um freio na nossa fertilidade. Entretanto, o especialista em reprodução humana Paulo Gallo, ouvido pelo O Estado de S. Paulo, sugere que, se quiser ter filhos, o ideal é que o homem deixe de fumar maconha por um período de três a seis meses e a situação deverá se reverter.

Outro estudo recente aponta que mulheres usuárias de maconha podem ter sua fertilidade reduzida devido à ovulação anormal e que o tempo médio de concepção é significativamente menor para mulheres que fumam maconha regularmente em comparação com não-usuárias.

Leia também: As impressões de um ‘não-usuário’ de maconha ao visitar o Uruguai depois da legalização

Publicidade

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Chuva de meteoros pode ser vista no Norte e Nordeste nesta madrugada