Viagem

Maior motivação para visitar destinos inusitados são ‘likes’, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

O turismo realmente emburreceu. Houve um tempo em que as pessoas escolhiam os destinos visitados por afinidade com as atrações e existe o hoje, quando a motivação para visitar um lugar inusitado são os likes que isso pode render nas redes sociais. É o que aponta um estudo publicado recentemente pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

Intitulada Social return and intent to travel (algo como “Retorno social e intenção de viajar“, em inglês)a pesquisa apresenta o resultado de um questionário realizado com 758 participantes sobre seu desejo de conhecer Cuba. O destino foi escolhido para a amostra por finalmente ter aberto as portas para os estadunidenses e ainda ser visto como um lugar cool e inusitado.

Nos Estados Unidos, Cuba é vista como um destino cool. Foto: Alexander Kunze

No resumo, os autores do estudo já explicam o conceito: “’Retorno Social’ é a quantidade de feedback social positivo gerada por viagens em mídia social“. Ou seja, quantos likes você espera ganhar ao publicar uma foto daquele determinado destino.

Viagens para Cuba são vistas pelos americanos como uma oportunidade de ganhar mais likes nas redes. Foto: Flo P

Para medir isso, os questionários perguntavam aos voluntários se eles gostariam de visitar Cuba no próximo ano, nos próximos cinco anos ou dentro de uma década. A resposta era aliada a uma série de questões sobre as motivações da viagem.

Foi aí que os cientistas perceberam a real dos entrevistados: aqueles que planejavam visitar o país em um período de até 12 meses pareciam ser motivados pelas potenciais curtidas em redes sociais (afinal, Cuba ainda seria um destino inusitado). Em compensação, pessoas com menos pressa para conhecer o país se mostravam mais interessadas nos atrativos em si.

Viajantes realmente interessados no destino eram os que menos tinham pressa para conhecê-lo. Foto: Augustin de Montesquiou

Os resultados sugerem que o ‘retorno social’ é um fator simbólico saliente no processo de seleção de destinos“, concluem os pesquisadores.

Leia também: Este guia ensina turistas brancos a não passar vergonha em fotos na África

Publicidade Anuncie

Créditos sob as imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Parque Nacional de Abrolhos agora tem trilha subaquática