Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Há quatro anos a ONU estabeleceu 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência – e, ainda que existem motivos para serem celebrados, para as mulheres na ciência ainda são imensos os desafios pela frente. Ainda que sejam maioria dentro das universidades, são os homens que lideram em total de pesquisadores, patentes registradas e colaborações internacionais.
O preconceito e o ambiente hostil e machista dentro dos laboratórios e da própria academia cria um sintoma ainda mais grave e claro para a trajetória feminina na ciência: o percentual de mulheres diminui conforme o progresso na carreira. Se no campo das Humanas e Biologia as mulheres representam 40% do contingente, nas Exatas, como matemática, engenharia e física, elas são somente 25%. Apesar de serem maioria entre os estudantes (57%), o corpo docente das universidades é formado em 54% por homens, que recebem 64% das bolsas de pesquisa no Brasil.
Uma boa notícia é que, ao lado de Portugal, o Brasil é o país com maior equidade de gênero dentro da ciência no mundo. Ainda assim e para ajudar ainda mais esse processo fundamental de igualdade, o site Mulheres na Ciência merece a visita: o espaço reúne e comenta artigos científicos sob o olhar da mulher.
Publicidade
Um dos problemas da proibição moral e irrestrita de drogas em geral é a interdição do potencial médico ou...
Não é só no Rio de Janeiro que os termômetros chegam a marcar 40ºC. Na Europa, essa temperatura se tornou uma...
A adolescência ganhou uma sobrevida de cinco anos. Embora a maioria dos países considere que o período termina aos...
O valor arqueológico do “Big John”, maior esqueleto do dinossauro tricerátops já encontrado, é incontestável:...
Todo mundo sempre usou a desculpa de tomar algumas taças de vinho para espairecer, mas de acordo com uma nova...
Uma pegada deixada por um dinossauro gigante foi descoberta em uma praia de Yorkshire, no interior da Inglaterra. O...
Um besouro escorpião (isso mesmo) foi encontrado em cidades do interior de São Paulo. O zoólogo Antonio Sforcin...
Na noite desse domingo (15), o Brasil observou um eclipse lunar que perdurou no céu e encantou os amantes da...
Você já teve a sensação de que o planeta enlouqueceu? Com uma amplitude térmica de quase 100ºC ao redor do globo,...