Ciência

Mapa interativo mostra como a Terra mudou em 750 milhões de anos

por: Vitor Paiva

Como o planeta vivo que é, a Terra se transforma sem parar. A dimensão de seu tempo, no entanto, é infinitamente maior do que como entendemos o tempo em nossas vidas – que não passa de um micro instante para a vida do planeta. Mas como era a Terra há cerca de 750 milhões de anos, quando os primeiros organismos celulares começaram a surgir? E no auge da dominação dos dinossauros, qual era a aparência do planeta? Uma nova plataforma interativa oferece um mapa interativo que mostra justamente as mudanças que o planeta atravessou – desde 750 milhões de anos atrás, até ontem, há 20 milhões de anos.

A Terra há 750 milhões de anos…

Intitulada Ancient Earth, ou Terra Antiga, a plataforma foi desenvolvida Ian Webster, curador do site Dinosaur Pictures, um dos maiores bancos de dados sobre dinossauros da internet, junto ao paleontólogo Christopher Scotese.  “Estou surpreso que os geólogos tenham sido capazes de coletar dados suficientes para eu localizar onde minha casa ficava há 750 milhões de anos, então pensei que todos vocês também pudessem se divertir”, disse Webster.

…há 400 milhões de anos…

A plataforma funciona de modo interativo, permitindo ver o planeta em certo período geológico, além de acompanhar como um local evoluiu ao longo de centenas de milhões de anos. Um exemplo incrível das informações que a plataforma permite visualizar é o fato de que, há 470 milhões de anos, São Paulo praticamente fazia fronteira com Angola. O próprio Webster, porém, lembra que as simulações de passagem de tempo não são precisas, mas aproximadas. “Nos meus testes, descobri que os resultados do modelo podem variar significativamente. Eu escolhi este modelo em particular porque é amplamente citado e abrange um maior período de tempo”, concluiu.

…e “ontem”, há 20 milhões de anos

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ártico aquece em uma década o mesmo que o resto do planeta em 137 anos, mostra estudo