Ciência

Médicos conectam mão robótica aos nervos de uma paciente

por: Vitor Paiva

Médicos suecos conseguiram pela primeira vez ligar uma prótese diretamente aos nervos de uma paciente, que com isso tornou-se capaz não só de mover a mão artificial com o pensamento, como também de sentir o tato através da prótese. Sem o uso de nenhum eletrodo externo, a mulher, que tinha a mão amputada, foi capaz de realizar movimentos finos de forma independente.

O feito foi realizado por pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers, na cidade de Gotemburgo, em parceria com a empresa de biotecnologia Integrum AB, e o implante foi ancorado com implantes de titânio. O passo seguinte foi conectar 16 eletrodos diretamente aos nervos e músculos da paciente, permitindo assim o controle mental e as sensações.

Um vídeo divulgado pela equipe mostra a mulher flexionando uma mão virtual em um computador através de estímulos, antes de implantar a prótese de fato. Fotos divulgadas mostram a paciente já com a prótese realizando tarefas complexas como amarrar seus sapatos, digitar, apertar outra mão e tomar uma xícara de café.

A era dos ciborgues, portanto, finalmente chegou – e essa é uma excelente notícia.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: análise descreve diferença de ação do vírus por idade