Ciência

Meteoro pode não ter sido único causador da extinção dos dinossauros

por: Redação Hypeness

Se alguém perguntasse hoje o que causou a extinção dos dinossauros, eu aposto que você diria sem pensar duas vezes que foi um meteoro. Tudo bem, até o Museu de História Natural de Londres erra quando falamos destes lagartos gigantes, mas a verdade é que nem mesmo os pesquisadores sabem exatamente o que ocorreu há 66 milhões de anos em nosso planeta.

Dois estudos recentes citados pela Folha de S. Paulo analisaram uma nova possibilidade: a de que erupções vulcânicas ocorridas na mesma época em que aconteceu a queda do meteoro teriam ajudado a dizimar os dinos. Ambas pesquisas foram divulgadas na última edição da revista científica Science e apresentam resultados opostos.

via GIPHY

O primeiro estudo, liderado pela autora Courtney Sprain, da Universidade de Liverpool (Reino Unido), chegou à conclusão de que talvez o vulcanismo não tenha influenciado muito na extinção dos lagartões, visto que os resultados apontam que as principais erupções ocorreram após a queda do meteorito.

Por outro lado, a pesquisa liderada por Blair Schoene, da Universidade de Princeton (EUA) aponta que erupções vulcânicas ocorridas na Índia já lançavam gases nocivos na atmosfera há milhares de anos quando as espécies desapareceram do globo – e enchentes de lava teriam contribuído para o fim de tiranossauros e outros répteis.

via GIPHY

A controvérsia se dá graças às grandes evidências de que teriam ocorrido derrames de lava maciços na região de Duccan, na Índia. Como tudo aconteceu mais ou menos no mesmo período – a margem de erro é de “apenas” 1 milhão de anos -, acredita-se que os eventos podem ter interferido, juntos, para que os dinossauros e outras espécies fossem dizimados.

 Leia também: Nesta cidade inglesa a busca por dinossauros é atração turística

Publicidade

Foto em destaque via


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo com 30 anos e 12 mil participantes diz que dieta vegana faz muito bem ao coração