Precisamos desconstruir a ideia de que todos os políticos são iguais, corruptos e só querem tirar proveito da situação em que se encontram. Sabemos que a situação no Brasil praticamente não deixa espaço para o otimismo, porém existe muita gente séria na política, que está lá para realmente fazer a diferença no mundo. O caso que aconteceu na semana passada – no Japão, ilustra bem isso. Depois de ver seu nome envolvido nas mais diversas polêmicas, o ministro Yoshitaka Sakurada precisou pedir desculpas publicamente, após um atraso de 3 minutos.

A situação aconteceu na última quinta-feira, após o ministro das Olimpíadas chegar atrasado em uma reunião com parlamentares. Os japoneses são conhecidos por levar a pontualidade extremamente a sério e, não deixaram por menos. Deputados da oposição disseram que o atraso demonstrou o desrespeito do ministro para com seu cargo e até acabaram boicotando por cinco horas um encontro para debater gastos orçamentários. O mal estar fez com que ele precisasse se desculpar publicamente, na tentativa de apaziguar o ‘mal entendido’.

Esta não é a primeira vez que Sakurada se envolve em polêmicas. Em 2016, ele se referiu às mulheres estupradas por soldados japoneses no passado como ‘prostitutas profissionais’ e, chegou a dizer que nunca havia usado um computador na vida, porque delegava esta função a subordinados. O político foi nomeado ministro das Olimpíadas em outubro de 2018.