Sustentabilidade

Mundo pode ter década mais quente da história, segundo agência britânica

por: Redação Hypeness

Depois de Antonina viver um dia com sensação térmica de 81ºC e de nosso planetinha chegar a uma amplitude térmica de quase 100ºC, o clima ainda pode piorar. Segundo previsões do Met Office, o serviço metereológico do Reino Unido, é bem provável que estejamos vivendo a década mais quente da história.

Um estudo conduzido pelo Met Office aponta que estamos bem no meio dessa década que é puro calor. A agência registra o clima desde 1850. Segundo os dados coletados até então, os anos entre 2014 e 2023 podem ser os mais quentes de que se tem registro. O patamar de confiança da estimativa é de 90%.

Acredita-se que as temperaturas dos próximos cinco anos serão até 1ºC mais quentes do que as registradas antes da revolução industrial. A primeira vez que isso ocorreu foi no ano de 2015. Desde então, todos os anos as temperaturas vêm ficando próximas desta marca de 1ºC a mais, o que deve se fortalecer ainda mais nos próximos cinco anos.

A previsão do Met Office vai até 2023 e os cientistas acreditam que, pela primeira vez, possamos superar o limiar de 1,5ºC acima da temperatura pré-industrial, o que violaria o estabelecido no acordo de Paris. O aquecimento será sentido no mundo inteiro, mas principalmente no Ártico. Essa oscilação, no entanto, deverá ser temporária.

O prognóstico do serviço britânico confirma outras pesquisas na área. A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos, divulgou recentemente um estudo que aponta que 2018 foi o quarto ano mais quente de que temos notícia. Os três anos com temperaturas mais elevadas teriam sido, na ordem, 2016 (mais quente), 2015 e 2017.

Leia também: Ministro das Relações Exteriores diz que aquecimento global é trama marxista

Publicidade

Foto: Michael Payne


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Universitários se enfrentam em desafio de design sustentável e quem ganha é o planeta