Inspiração

Nostalgia: 8 programas da TV Cultura que marcaram a infância de muita gente

por: Mari Dutra

Se você não assistia TV Cultura quando criança, provavelmente deve ter perdido algumas das referências mais emblemáticas da infância dos brasileiros. Em compensação, quem não trocava de canal por nada nesse mundo certamente irá se identificar com estes programas que são pura nostalgia.

X-Tudo

Durante 10 anos, o X-Tudo levou informação mastigadinha aos pequenos que sintonizavam na TV Cultura. De filosofia à história do mundo, tudo era assunto para o boneco X. Entre um quadro e outro, sobrava tempo para dicas gastronômicas, reportagens e até quadros de mágica.

Reprodução X-Tudo/TV Cultura

Castelo Rá-Tim-Bum

Foram apenas 4 temporadas, mas para qualquer criança parecia que Nino e seus amigos sempre tinham existido. O mais louco é lembrar que, apesar de ter seu último episódio veiculado em 1997, a trama já tinha como vilão um especulador imobiliário louco para destruir o castelo e transformar a área em um prédio de 100 andares. Por sinal, não custa lembrar que todos os episódios da série estão disponíveis no Youtube!

Reprodução Castelo Rá-Tim-Bum/TV Cultura

Glub Glub

Praticamente um telejornal infantil apresentado por dois peixes no fundo do mar. Tem como não amar algo assim?

Reprodução Glub Glub/TV Cultura

O Mundo de Beakman

Tudo bem que não era uma produção própria da TV Cultura, mas foi o canal que trouxe esse presente para as nossas vidas. O Professor Beakman e o rato Lester marcaram a infância de muita gente e foram inspiração para o jovem que passou em primeiro lugar em física na USP.

E o melhor: tem episódios novinhos no Youtube!

Reprodução Mundo de Beakman/TV Cultura

Confissões de Adolescente

Esse seriado brasileiro chegou a receber até mesmo uma indicação para o Emmy Internacional, além de ganhar o Prix Jeunesse como Melhor Programa de Ficção para Adolescente em 1996. A série narra os dilemas da vida de quatro adolescentes de classe média do Rio de Janeiro e ajudou muita gente a entender que essa fase da vida é mesmo uma loucura – e que tá tudo bem isso!

via GIPHY

Mundo da Lua

Alô? Alô? Planeta Terra, Planeta Terra, Planeta Terra chamando. Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva & Silva falando diretamente do mundo da lua, onde tudo pode acontecer“.

Quem nunca sonhou em ser como Lucas Silva da Silva e reinventar a realidade só de vez em quando?

Reprodução O Mundo da Lua/TV Cultura

Banho de Aventura

Mais conhecida como “Cadê o Léo“, a série Banho de Aventura marca também a primeira aparição do personagem Júlio, que depois ficaria famoso no programa Cocoricó.

Reprodução Banho de Aventura/TV Cultura

Cocoricó

O que seria apenas um spin-off do Banho de Aventura ganhou vida e se tornou um dos programas mais emblemáticos da TV Cultura.

Reprodução Cocoricó/TV Cultura

Publicidade

Foto em destaque: Reprodução Castelo Rá-Tim-Bum/TV Cultura


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Crianças exibem pinturas de arco-íris nas janelas para alegrar colegas no Reino Unido