Debate

O país onde celebrar aniversários em público é ilegal

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Você é do tipo que adora celebrar o aniversário em um barzinho cercado de amigos? Então é melhor evitar viajar par ao Tajiquistão. No país, comemorar a passagem dos anos em público é ilegal.

A lei bizarra ganhou destaque com o caso da estrela pop tadjiquistanesa Firusa Khafizova, que levou uma multa de 5.000 somoni (cerca de R$ 2.000) por festejar a data longe de casa. Comemorações de aniversário devem ser realizadas dentro do círculo familiar e aqueles que desrespeitam a regra estão sujeitos a multas pesadas.

Poderia ser apenas uma daquelas leis sem nenhuma aplicação prática, mas o costume é realmente levado a sério. Segundo o Oddity Central, as autoridades do país chegam até mesmo a usar imagens publicadas em redes sociais para provar a culpa dos espertinhos que decidem fazer uma inocente festa fora de casa. Apenas em 2018, mais de 600 pessoas foram multadas por desobedecer o decreto.

A legislação é parte do “Regulamento das Tradições e Costumes na República do Tajiquistão”. Imposto em 2007, ele foi expandido no ano de 2017. Além de proibir a celebração de festas de aniversário em público, o decreto ainda permite que o Estado imponha limites ao número de convidados, duração e refeições permitidas em casamentos, funerais, batizados e aniversários.

O objetivo da regulamentação, segundo o Governo do país, é evitar que os cidadãos gastem dinheiro em festas desnecessariamente luxuosas e possam dar prioridade às necessidades de suas famílias. Entretanto, organizações de direitos humanos alegam que esta é apenas mais uma maneira de o Estado intervir nas liberdades individuais.

Leia também: Vovó cria calendário de aniversário da família. Incluindo cães e gatos, claro

Publicidade Anuncie

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Catador que tentou ajudar família fuzilada por Exército morre após polêmica médica