Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você é do tipo que adora celebrar o aniversário em um barzinho cercado de amigos? Então é melhor evitar viajar par ao Tajiquistão. No país, comemorar a passagem dos anos em público é ilegal.
A lei bizarra ganhou destaque com o caso da estrela pop tadjiquistanesa Firusa Khafizova, que levou uma multa de 5.000 somoni (cerca de R$ 2.000) por festejar a data longe de casa. Comemorações de aniversário devem ser realizadas dentro do círculo familiar e aqueles que desrespeitam a regra estão sujeitos a multas pesadas.
Poderia ser apenas uma daquelas leis sem nenhuma aplicação prática, mas o costume é realmente levado a sério. Segundo o Oddity Central, as autoridades do país chegam até mesmo a usar imagens publicadas em redes sociais para provar a culpa dos espertinhos que decidem fazer uma inocente festa fora de casa. Apenas em 2018, mais de 600 pessoas foram multadas por desobedecer o decreto.
A legislação é parte do “Regulamento das Tradições e Costumes na República do Tajiquistão”. Imposto em 2007, ele foi expandido no ano de 2017. Além de proibir a celebração de festas de aniversário em público, o decreto ainda permite que o Estado imponha limites ao número de convidados, duração e refeições permitidas em casamentos, funerais, batizados e aniversários.
O objetivo da regulamentação, segundo o Governo do país, é evitar que os cidadãos gastem dinheiro em festas desnecessariamente luxuosas e possam dar prioridade às necessidades de suas famílias. Entretanto, organizações de direitos humanos alegam que esta é apenas mais uma maneira de o Estado intervir nas liberdades individuais.
Leia também: Vovó cria calendário de aniversário da família. Incluindo cães e gatos, claro
Publicidade
Faltando apenas três dias para o segundo turno das eleições, pipocam relatos de medidas judiciais, que mais se...
Uma matéria exibida pela Rede Globo nos anos 90 foi desenterrada pelo Twitter e rapidamente viralizou por causa do...
A Monsanto, uma das empresas mais controversas do mundo, pode ser a trajetória transformada depois de uma decisão...
O feminismo é uma palavra no singular que, na verdade, é bem plural. Tem vertentes para distintas necessidades (de...
Novos exames laboratoriais apontaram a causa certa da morte de 24 pessoas e da internação de outras 80 na região de...
Um dos índices que mais preocupa no Brasil é a alta mortalidade profissionais de saúde devido à nova pandemia de...
O Facebook pelo visto anda culpado por todo o tempo que ele sequestra de nossas vidas, trabalhos e lazer enquanto vemos...
O Coletivo Contraponto, um dos mais tradicionais do Brasil, está com sua reputação em xeque. Isso pois caiu na...
Um hotel chamado The White Moose Café, localizado em Dublin, capital da Irlanda, decidiu proibir a entrada em seu...