Debate

O sinistro aplicativo saudita criado para rastrear mulheres

por: Redação Hypeness

Os direitos das mulheres na Arábia Saudita ainda caminham lentamente. A situação já melhorou muito nos últimos anos, quando elas conquistaram o direito de votar e se candidatar a cargos políticos, assistir a jogos de futebol em estádios e dirigir. Apesar dos avanços, um aplicativo criado pelo governo permite que as mulheres seja rastreadas.

O app Absher (que poderia ser traduzido como “Sim, senhor“) permite que homens se cadastrem para receber notificações sempre que uma mulher sob sua guarda viaja de avião. No país, homens detêm a “guarda” de suas esposas e filhas solteiras, o que faz com que elas tenham um status legal semelhante ao de um menor de idade.

Absher no Google Play/Reprodução

Toda mulher saudita tem uma espécie de guardião. Quando o cargo não é exercido pelo pai ou marido, ele é geralmente de responsabilidade de algum outro homem da família. É ele quem pode dar permissão à mulher para fazer um passaporte, casar ou passar por certos procedimentos médicos, como explica o Uol.

Apesar de ferir as liberdades individuais femininas, o aplicativo Absher está em conformidade com as leis sauditas. Mais do que isso, o app foi criado pelo Centro Nacional de Informação, um órgão do governo da Arábia Saudita, uma das únicas teocracias e monarquias absolutas do mundo moderno.

No entanto, a tecnologia pode estar com os dias contados. De acordo com uma reportagem do New York Times, o senador Ron Wyden, dos Estados Unidos, teria pedido à Apple e ao Google que removessem o aplicativo de suas lojas virtuais, visto que ele restringe a liberdade de ir e vir das mulheres sauditas. O político afirma que as gigantes de tecnologia estão contribuindo com o patriarcado ao permitir que os homens do país rastreiem as mulheres usando um smartphone.

Além de controlar os passos de mulheres sauditas, ao conceder ou revogar permissões para que elas viajem de avião, o Absher também pode ser usado por nacionais e residentes do reino para acessar diversos serviços governamentais, que incluem desde o pagamento de multas de trânsito até a solicitação de cartões de identificação.

Publicidade

Créditos sob as imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professor oferece ‘meio ponto’ para que aluna abra câmera e ele possa vê-la nua