Arte

Obras de Van Gogh ganham exposição imersiva e estamos muito ansiosos

por: Vitor Paiva

As cores, formas e principalmente a força das pinturas do holandês Vincent Van Gogh são de tal forma instigantes e profundas em suas sentimentalidades que é como se estivessem de fato vivas – como se pudéssemos entrar e caminhar por entre as pinceladas do mestre pós-impressionista. Pois essa fantasia se tornará possível, ao menos em formato digital: Paris irá receber uma grande exposição imersiva de Van Gogh, na qual o visitante é “abraçado” pela obra do pintor por todos os lados – como se estivesse efetivamente entre girassóis, ou sob a luz da noite estrelada.

A exposição em homenagem a Van Gogh acontecerá no Atelier des Lumières, o primeiro centro de arte digital da cidade. Inaugurado em abril do ano passado, o local se junta aos outros mais de 130 museus que Paris possui de forma inédita: dividido em dois espaços, com a projeção de obras cobrindo todas as paredes, pisos e tetos.

Para tal o local conta com 140 projetores de vídeo, 50 caixas de som em mais de 3000 imagens cobrindo os mais de 2000 metros quadrados do museu.

Trata-se da maior instalação fixa do mundo, que recebeu no ano passado, quando de sua inauguração, a obra do artista austríaco Gustav Klimt.

O local recebendo a obra de Klimt

A exposição de Van Gogh no Atelier des Lumières irá compreender as diferentes etapas da vida e da obra do artista, desde sua juventude até a maturidade. Entre luzes, sombras, cores e sentimentos, o visitante poderá literalmente caminhar pela mente perturbada porém genial e o olhar singular e profundo de um dos maiores artistas de todos os tempos – e pisar nos campos holandeses como se caminhasse ao lado de Van Gogh.

A exposição ficará no museu entre fevereiro e dezembro de 2019.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Elena Ferrante lança novo livro após cinco anos sem publicar