Debate

ONG mostra como masculinidade tóxica pode transformar meninos em abusadores

por: Gabriela Glette

Publicidade Anuncie

Apesar de existirem traços de nossa personalidade que nascem com a gente e fazem parte de nossa essência, a sociedade possui um poder avassalador de moldar pessoas e formar indivíduos. A partir de preconceitos e clichês, criamos entre outras coisas, a masculinidade tóxica, que vem matando mulheres pelo mundo inteiro. Foi para mostrar isso que a ONG canadense White Ribbon, que luta para acabar com a violência contra mulheres e meninas, criou uma campanha simples e direta, que mostra como meninos doces na infância, podem se transformar em abusadores violentos e completamente desequilibrados.

ong masculinidade tóxica 1

Sensível e poético, em apenas 2 minutos o vídeo nos faz refletir sobre o conceito filosófico de Jean-Jacques Rousseau, que diz que o homem nasce bom, porém acaba sendo corrompido pela sociedade. Clichês como “meninos não choram” e a influência violenta do pai, influenciaram a vida deste menino, que acabou seguindo a mesma trajetória de tantos homens por aí. O pior de tudo, é que nós, muitas vezes reproduzimos este discurso também, em casa, em campanhas publicitárias, cinema, entre outras coisas que já estão arraigadas em nossa sociedade.

Para nos fazer refletir e com o intuito de desconstruir a masculinidade, a campanha Boys Don’t Cry foi feita pela agência Bensimon Byrne, que teve direção de Hubert Davis. A ONG  foi fundada em 1991 –  em Toronto, é um movimento de homens que trabalham para acabar com a violência contra mulheres e meninas, promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis ​​e uma nova visão de masculinidade. Que assim seja!

ong masculinidade tóxica 2

Publicidade

Fotos 1 e 3: Unsplash

Foto 2: reprodução Youtube,


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bebê corre risco de vida após receber beijo no rosto