Debate

Os carros autônomos podem deixar o trânsito ainda mais congestionado, afirma estudo

por: Vitor Paiva

Nem toda novidade tecnológica necessariamente significa um avanço, e se certas transformações podem significar melhorias ou confortos em nossa vida pessoa, o efeito em coletivo ou a longo prazo pode ser desastroso. É isso que uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, sugere a respeito dos carros autônomos, ou sem motorista: utilizando uma combinação de teoria dos jogos com modelos de simulação de trânsito, a pesquisa concluiu que os carros automatizados poderão piorar sensivelmente o trânsito nas grandes cidades.

Ilustração do funcionamento do carro

Segundo a pesquisa, o fato dos carros procurarem reduzir custos é a base do problema, pois manter o automóvel rodando ao invés de estaciona-lo será mais barato. Soma-se a isso o fato de que andar devagar é também uma maneira de economizar, e o resultado será um grande engarrafamento.

O estudo sugere que, em uma cidade como San Francisco, nos EUA, bastam 2 mil carros automatizados na rua para os efeitos serem radicais.

Teste feito com o carro pelo Google

A solução sugerida pela pesquisa é a imposição de multas e taxas por congestionamento ou para os carros rodarem simplesmente, como já fazem cidades como Londres, Singapura e Estocolmo – que obrigam os motoristas a pagarem para rodarem no centro de tais cidades, a fim de incentivarem o uso de transportes coletivos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
45% dos homens dos EUA não trocam de cueca diariamente, diz pesquisa