Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Papa Francisco fez uma revelação histórica ao admitir que padres submeteram feiras a escravidão sexual. A declaração foi feita a bordo do “avião papal”, que o levava de volta à Itália após visita (também histórica) à Península Arábica.
“Houve padres e também bispos que fizeram isso”, disse Francisco respondendo questionamento de uma jornalista sobre matéria publicada em uma revista mensal do Vaticano.
A confirmação de abusos cometidos por bispos e padres causou surpresa, pois o tema era considerado tabu nos corredores de capelas e igrejas do centro nervoso da Igreja Católica.
“Quero seguir adiante. Estamos trabalhando nisso”
Apesar de não ter citado ninguém diretamente, o Papa Francisco destacou uma atitude tomada por seu antecessor, Bento XVI, que dissolveu uma congregação. “A escravidão se tornara parte da congregação, mesmo a escravidão sexual por parte de padres e de seu fundador”.
Alessandro Gisotti, porta-voz do Vaticano, explicou que a congregação citada pelo Papa argentino era uma ordem francesa, encerrada pouco depois da posse de Bento em 2005.
“Trabalhamos por muito tempo sobre este assunto. Suspendemos vários clérigos, que foram despedidos. Não sei se o processo (canônico) terminou, mas também dissolvemos algumas congregações femininas que estiveram muito vinculadas a esta corrupção”, pontuou Francisco.
O pontificado do argentino é marcado por feitos antes inimagináveis dentro do catolicismo. Sobretudo pela intifada contra os diversos casos de abusos sexuais envolvendo nomes do alto escalão do Vaticano e religiosos espalhados no mundo inteiro.
O movimento #MeToo – criado por um grupo de ativistas e endossado por atrizes norte-americanas, foi responsável por cessar o silêncio de freiras. Muitas delas vieram a público denunciar abusos sofridos por padres e bispos. A União Internacional de Madres Superioras, representante de mais de 500 mil freiras, incentivou suas integrantes a quebrarem o silêncio.
Publicidade
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras...
Com o número de 3.648 casos confirmados e 105 mortes pela covid-19, o município de Itajaí, em Santa Catarina, irá...
Pessoas? Dinheiro? Reconhecimento? Amor? Afinal, qual é a chave para a felicidade? Essa parece a mais difícil...
É provável que muitos de vocês não aguentem mais as tais restrições de gênero. “Meninas isso. Meninos...
Aulas de educação sexual foram fundamentais para ajudar uma menina a denunciar o padrasto por estupro. Depois de...
A fusão entre a Bayer e a Monsanto, anunciada em setembro de 2016, criou a maior companhia integrada de pesticidas e...
Um perfil no Facebook perguntou sobre a eficácia da pílula do dia seguinte, já que, por uma emergência, houve a...
Criticada pela hesitação ao se posicionar, Anitta, desta vez, falou com veemência sobre a situação de calamidade...
Um homem negro acusado de racismo teve sua redenção. Ao menos em parte, já que embora o supermercado BIG tenha sido...