Sustentabilidade

‘Plástico’ feito de caroço de azeitona leva um ano para se decompor

por: Redação Hypeness

De pouco tempo para cá, diversos materiais vêm sendo utilizados para desenvolver plásticos produzidos a partir de matérias-primas renováveis, também chamados de biopolímeros. A tecnologia está aí para nos ajudar a criar um mundo mais sustentável, por isso pessoas como Duygu Yilmaz – cientista turca, estão criando soluções inovadoras, como o plástico feito de caroço de azeitona, que leva apenas um ano para se decompor.

plástico caroço azeitona 1

Diferente do plástico derivado do petróleo, que fica centenas de anos na natureza, ela decidiu transformar os descartes de fabricantes de azeite em bioplástico. Após descobrir que a composição química dos caroços da azeitona e a do plástico tradicional possuem semelhanças, decidiu abrir sua startup, batizada de Biolive.

plástico caroço azeitona 2

O plástico criado por ela, além de levar apenas um ano para se decompor na natureza, se mistura à terra como fertilizante. O tradicional, por sua vez, pode durar até 450 anos no ambiente. Segundo a empresa, a substituição de 900 gramas do material plástico comum pelo plástico de caroço de azeitona da Biolive reduz as emissões de dióxido de carbono em cerca de 6 kg.

plástico caroço azeitona 3

Publicidade

Fotos 1 e 2: reprodução Biolive

Foto 3: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Antinatalistas: quem são as pessoas que querem que paremos de ter filhos