Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você já teve a sensação de que o planeta enlouqueceu? Com uma amplitude térmica de quase 100ºC ao redor do globo, esse início de ano está prestes a confirmar o caos climático em que nos metemos.
Nos Estados Unidos, a onda de frio é a mais forte das últimas décadas, com temperaturas que podem chegar a -53ºC – no momento em que este texto foi escrito, os termômetros em Chicago marcavam -24ºC. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia do país, uma pessoa pode congelar em menos de 10 minutos ao sair para a rua nas condições climáticas atuais.
Neve em Chicago, em 2015. Foto: Mr. Granger
Segundo a Folha de S. Paulo, mais de 4.800 voos foram cancelados e 10 mortes já foram registradas devido ao frio intenso dos Estados Unidos na última semana. Estima-se que 70% da população do país tenha sido exposta a temperaturas congelantes.
Em dezembro, a cidade australiana de Marble Bar registrou uma temperatura de 49,3ºC, um recorde desde que as medições começaram a ser feitas no país, em 1901. O calor tem causado sérios prejuízos ambientais na Austrália, como a morte de um terço dos morcegos-raposas e de dezenas de cavalos. As altas temperaturas também fizeram com que cobras invadissem algumas residências em busca de água. Segundo a Revista Galileu, diversos australianos relatam ter encontrado os animais no banheiro de suas casas.
O sul do Brasil, tido por muitos como uma região de clima mais frio, também vive uma forte onda de calor. Depois de a cidade de Antonina, no Paraná, registrar uma sensação térmica de 81ºC em dezembro, janeiro foi a vez dos termômetros subirem em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Em Florianópolis (SC), a temperatura bateu um recorde histórico no início de janeiro, chegando a 39,7ºC. Em Blumenau (SC), o registro chegou aos 40,9ºC. Em Porto Alegre, a situação foi acentuada nesta semana, com termômetros marcando 36,7ºC e uma sensação térmica de 42,7ºC, de acordo com a Gaúcha ZH. Em compensação, no Rio de Janeiro lojas liberaram a entrada de cachorros, que buscavam se refrescar no ar condicionado.
Uma explicação para as altas temperaturas brasileiras é a chegada de uma frente fria à região sul. Não foi a onda de calor que te deixou burro: a frase parece não fazer sentido, mas faz. Tal fenômeno acontece pois a aproximação de massas de ar frio costuma reforçar a situação climática que já existia na área – no caso, o calor. Graças a isso, as temperaturas quentes se intensificaram.
Nos Estados Unidos, a culpa é de uma massa de ar gelado conhecida como vórtice polar. Para os meteriologistas, ela pode estar relacionada a um aquecimento repentino ocorrido no Polo Norte, que foi causado por um rajada de ar quente vinda do Marrocos, em dezembro. Com a divisão do vórtice polar, ele passou a se deslocar para o sul, atingindo a América do Norte.
Publicidade
Parece que foi ontem que vimos um registro de um buraco negro pela primeira vez - na verdade, foi há pouco mais de um...
Nesse Dia do Orgasmo, precisamos lembrar que o sexo é uma das partes mais importantes de nossa vida: gozar é uma...
Somente duas universidades brasileiras aparecem no ranking de reputação global desenvolvido pela Times Higher...
A maconha é um troço estranho mesmo: enquanto muita gente quer que a erva continue proibidona, a ciência só...
Todo mundo já sabe das proezas arquitetônicas e artísticas dos antigos egípcios e, isso diz respeito não apenas à...
Uma pesquisa recente realizada pela Universidade da Califórnia aponta que uma noite mal dormida pode aumentar os...
Eficaz contra a impotência, asma e o câncer. São essas as alegações da medicina tradicional chinesa e...
Quem tem um gato em casa sabe do amor dos bichanos pelas caixas ou tudo que for quadrado: basta ver algo no formato...
A NASA tornou toda sua biblioteca pública e gratuita. Com isso, cerca de 140 mil fotos e outros documentos poderão...