Inovação

Projeto de moradia usa lama de rejeitos para construir casa

28 • 02 • 2019 às 05:09 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

No Brasil, a mineração se tornou sinônimo de treta nos últimos anos, com desastres como os que acometeram as cidades de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Entretanto, o estado também é pioneiro no desenvolvimento de uma solução que transforma rejeitos de mineração em material de construção.

A ideia surgiu no Laboratório de Geotecnologias e Geomateriais do Centro de Produção Sustentável da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Pedro Leopoldo. Uma casa foi construída com o material, em uma obra liderada por pesquisadores da Escola de Engenharia da UFMG.

Casa construída com rejeito da mineração. Foto: Arquivo UFMG

Os engenheiros desenvolveram uma tecnologia que transforma rejeitos e estéreis da mineração em matéria-prima.  Através do processo, argilas, metais pesados, reagentes químicos e minérios sem valor comercial são utilizados na construção civil.

Com uma técnica conhecida como calcinação ultrarrápida, eles são transformados em ecocimento, areia e pigmentos usados na produção de tintas. Para testar o material, uma casa de 46m² foi construída com a tecnologia, que também pode ser usada na pavimentação de vias.

O procedimento não é apenas ecológico, mas também econômico. Os pesquisadores envolvidos estimam que a construção tenha custos 30% inferiores quando comparado aos métodos tradicionais.

Leia também: 3,5 milhões de pessoas vivem nas 45 cidades com barragem em risco no Brasil

Publicidade

Créditos sob as imagens


Canais Especiais Hypeness