Ciência

Quando o suor entrega que você está tremendamente apaixonada

por: Vitor Paiva

O suor pode servir como indicador sobre nossa saúde e outros diversos aspectos fisiológicos de nosso corpo – mas tais sinais podem significar sentidos muito mais profundos e subjetivos. E um deles é o amor: uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Syracuse reuniu algumas das reações corporais mais determinantes que significam o processo da paixão. O suor pode se dar por calor, como reação a exercícios físicos, a fim de simplesmente equalizar a temperatura de nosso corpo – ou por estarmos caindo de amor naquele exato instante.

Segundo a pesquisa, a paixão nos toma em um quinto de segundo, e nesse mínimo instante diversos processos químicos começam a se dar. Junto do coquetel de dopamina, oxitocina e outros químicos liberados pelo amor, o suor também surge. Axilas, buço, costas, pés e palmas da mão costumam ser os principais pontos do corpo a reagirem com a secreção diante da excitação de se ver apaixonado ou apaixonada.

São justamente os químicos liberados que transformam o frio na barriga e as sensações subjetivas do amor em reações físicas. A euforia, o estado de alerta e a sensação de emergência criam reações agudas, e o suor provavelmente virá no instante em que percebermos que já estamos tomados pela paixão. Vale, portanto, a dica: melhor respirar fundo, acalmar as funções corporais e até mesmo comer alguma coisa antes de enfrentar a singela emoção de dar as mãos pela primeira vez.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas descobrem que vacas pintadas com listras são menos picadas por moscas