Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O WhatsApp pode ter outras funções além do compartilhamento de fake news. Para o jornalista curdo iraniano Behrouz Boochani, essa também foi sua ferramenta de trabalho, que lhe permitiu escrever um livro de dentro da prisão. Agora, ele acaba de ganhar o Victorian Prize for Literature, maior prêmio de literatura da Austrália.
De acordo com a BBC, Behrouz teria fugido do Irã após ter problemas com seu jornalismo, que poderiam levá-lo à prisão. Ao chegar à Austrália, em 2013, vindo do sudeste da Ásia, ele foi detido e enviado a uma prisão na ilha de Manus, em Papua Nova-Guiné.
As políticas migratórias da Austrália são rígidas com requerentes de asilo que chegam ao país de barco. Mesmo quando considerados oficialmente refugiados, eles não podem viver em terras australianas. A prática visa desestimular as tentativas de chegar ao território por via marítima.
Graças a essas políticas, Behrouz foi mantido preso em um centro de detenção de imigrantes, fechado no final de 2017. Do claustro, o jornalista escreveu o livro No Friend But The Mountains (“Nenhum amigo além das montanhas“, em tradução livre). A obra foi pensada originalmente em farsi e escrita por WhatsApp, sendo enviada ao tradutor Omid Tofighian. O escritor alega que os guardas entravam nos quartos dos detidos com frequência e mexiam em suas coisas, portanto tinha medo de escrever os textos no papel e perdê-los.
Foto: Divulgação
As regras do Victorian Prize for Literature estipulam que os participantes do concurso sejam australianos ou residentes permanentes no país. Entretanto, foi aberta uma exceção para o caso de Behrouz, que venceu a premiação geral e também foi agraciado com o prêmio de não-ficção. No total, a gratificação chega a 125 mil dólares australianos (cerca de R$ 330 mil).
Mesmo com o reconhecimento literário, o jornalista ainda não pode ingressar na Austrália. Ele recebeu o status de refugiado na Papua Nova-Guiné, mas não tem interesse em permanecer no país.
Assim como uma centena de outros refugiados, o escritor aguarda a possibilidade de ser transferido para os Estados Unidos. Enquanto isso, irá continuar denunciando as duras políticas migratórias da Austrália, principalmente através da coluna que escreve para o The Guardian.
Publicidade
Em entrevista ao "Fantástico", a influenciadora digital Shantal falou à imprensa pela primeira vez sobre sua...
Dia após dia temos encontrado na internet fotos históricas que demonstram a precarização do trabalho em tempos de...
O suicídio de uma menina irlandesa de apenas 11 anos tem chamado a atenção da opinião pública na Irlanda, não só...
O youtuber e influenciador digital Felipe Neto afirmou que vai encerrar suas piadas sobre o corpo alheio em seu canal...
Ao UOL, um ex-seminarista do Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes, denunciou o Padre...
O nome de Fernanda Torres chegou ao topo dos trending topics na última semana porque a atriz foi acusada de rejeitar...
Espartilhos apertados, pés enfaixados, saltos altíssimos, vestidos pesados, peitos siliconados, cinturas...
A covereadora Carol Iara, que faz parte do mandato da Bancada Feminista do PSOL na Câmara dos Vereadores de São...
O policial militar Anderson César da Silva, de 32 anos, passeava com sua filha de quatro anos de idade em um parque em...