Futuro

Sem nomes de ruas ou estátuas: 656 cidades da Espanha eliminam símbolos da ditadura

por: Redação Hypeness

A Espanha mandou 656 cidades retirarem símbolos da ditadura Franco de espaços públicos. A ordem partiu do Ministério da Justiça, que se baseou na Lei de Memória Histórica, de 2007, que veta qualquer tipo de referência ao período militar.

“O Ministério da Justiça, por meio da Direção Geral de Memória Histórica, solicitou a 656 cidades espanholas que eliminem os vestígios do franquismo que ainda possam ficar nos espaços públicos de seus respectivos municípios”, se posicionou o orgão.

É a maior cruzada contra a ditadura na história espanhola

Quando aprovada, a lei determinou a retirada de “escudos, insígnias, placas e outros objetos ou menções comemorativas de exaltação do levante militar e da repressão da ditadura”. A Lei de Memória Histórica foi aprovada durante a gestão de José Luís Rodríguez Zapatero (2004-2011), do Partido Socialista, mas nunca foi cumprida pelas prefeituras do país europeu.

Existem pelo 1.143 ruas em homenagem aos símbolos ou pessoas que fizeram parte da ditadura franquista. Toledo, com 123, é a cidade com o maior número de homenagens ao ditador espanhol.

As remoções fazem parte da Lei de Memória Histórica

Os movimentos fazem parte do que a mídia espanhola classifica como a maior cruzada contra a ditadura militar. Em 2018, o Parlamento aprovou decreto proposto pelo primeiro-ministro do Partido Socialista Operário, Pedro Sánchez, para a exumação dos restos mortais de Francisco Franco.

Em respeito à memória das vítimas da ditadura espanhola, Sánchez pretende retirar todas as honras atribuídas ao ditador. O período franquista foi um dos mais longos do século 20, vigente entre 1939 e 1975. Estima-se que mais de 144 mil pessoas foram consideradas desaparecidas.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Golf híbrido plug-in chega ao Brasil. Confira