Futuro

Sistema pode limpar 99% das bactérias da água em 30 minutos através do sol

por: Redação Hypeness

Nós, brasileiros, não temos tantos problemas relacionados à falta de água, como diversas nações no mundo. Milhares de pessoas vivem em zonas áridas, com dificuldade de encontrar água potável e viver em boas condições de higiene, por isso esta invenção pode significar uma verdadeira revolução para a humanidade.

água potável sol 1

Cientistas da Universidade de Yangzhou desenvolveram um sistema de água que usa luz solar e materiais 2D para purificar a água de 99,9999% das bactérias, o que pode fazer com que praticamente qualquer água seja potável. De acordo com testes, seu sistema ecológico foi capaz de purificar água potável suficiente para quatro pessoas em pouco menos de 30 minutos.

água potável sol 2

O sistema funciona usando folhas de nitreto de carbono como um fotocatalisador dentro de um recipiente de água. Quando as folhas são expostas à luz solar direta, elas liberam elétrons que se ligam ao oxigênio da água e criam compostos que purgam a água das bactérias.
água potável sol 3
Além de inovador, o sistema é barato e acessível: “Sua taxa de desinfecção foi cinco vezes maior do que a dos melhores fotocatalisadores sem metal previamente relatados, com apenas um décimo do consumo de catalisador”, disse Wang Chengyin, um dos responsáveis pela pesquisa. Os pesquisadores agora estão trabalhando para implementar seu sistema em contêineres portáteis para que possam começar a ser implantados em áreas de risco em todo o mundo.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A árvore mais alta da Amazônia acaba de ser descoberta