Ciência

Suor em excesso pode estar ligado à ansiedade e depressão, aponta pesquisa

por: Vitor Paiva

O suor em situações esperadas e principalmente em quantidades normais é não só esperado como saudável – trata-se de um sistema de manutenção da temperatura corporal, em momentos de calor ou de exercícios físicos, por exemplo. O suor em excesso, porém – também conhecido como hiperidrose – pode sim ser sintoma de outros males. Um novo estudo sugere que entre as pessoas que apresentam o suor excessivo o índice de ansiedade e depressão costuma ser mais alto do que o habitual – e uma coisa pode estar ligada à outra.

Cerca de 27% dos participantes do estudo que apresentam sintomas de hiperidrose também se encontram em um quadro de ansiedade ou depressão. O número se destaca em comparação com os 7,5% a 10% do quadro diante dos outros pacientes, que não apresentam os sintomas de intenso suor.

Segundo o Dr. Dee Glaser, um dos pesquisadores da Universidade de Medicina de Saint Louis, que conduziu a pesquisa, a conclusão não é necessariamente de causa e efeito, mas é sim um dado importante para, por exemplo, dermatologistas que tratem a hiperidrose.

A ligação entre a hiperidrose e os sinais de depressão e ansiedade é ainda inicial, e exige novos estudos e experimentos. Os pesquisadores, contudo, sugerem que quem sofre de suor excessivo deve ficar atento ao aparecimento de outros sintomas que possam sugerir ansiedade e depressão. A pesquisa foi publicada no Journal of the American Academy of Dermatology.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
NASA divulga mapa com 4 mil exoplanetas e mostra que somos minúsculos