Ciência

Tartaruga gigante que estava ‘extinta’ há 110 anos é reencontrada em Galápagos

por: Vitor Paiva

Foi nas Ihas Galápagos, diante das mais de 15 espécies de tartarugas gigantes que viviam no arquipélago vulcânico, que Charles Darwin em 1835 começou seus estudos sobre a evolução das espécies. Passados quase 200 anos, hoje apenas 10 espécies do animal sobrevivem na ilha, a maioria ameaçada de extinção. Uma boa notícia, porém, cruzou os mares pelas mãos de pesquisadores da Galapagos Conservancy: uma tartaruga gigante de uma espécie que era dada extinta e não era vista há 110 anos foi encontrada.

A fêmea Tartaruga Gigante de Fernandina encontrada

A última vez que a Tartaruga Gigante de Fernandina havia sido vista foi em uma expedição em 1906. A própria existência do animal era questionada por cientistas, até que recentemente uma fêmea adulta da espécie foi vista em uma região remota da Ilha de Fernandina – uma das ilhas que formam o arquipélago.

Os pesquisadores acreditam que a fêmea tem mais de 100 anos de idade, e sinais de trilhas e excrementos os animaram a crer que outros exemplares podem viver no local – e, com isso, aumentam as possibilidades de reprodução e manutenção da espécie.

Pesquisadores carregando a fêmea

“Isso nos encoraja a fortalecer nossos planos de busca para encontrar outras tartarugas, o que nos permitirá iniciar um programa de criação em cativeiro para recuperar esta espécie”, disse Danny Rueda, diretor do Parque Nacional de Galápagos.

A ilha de Fernandina, ao centro

Diferentemente da maioria das espécies de tartaruga gigante que quedam ameaçadas pela caça e a ação humana, o maior inimigo da Tartaruga de Fernandina é o seu próprio habitat extremo, pelo fluxo frequente de lava vulcânica. A tartaruga foi levada para um centro de reprodução na ilha vizinha de Santa Cruz, onde estudos genéticos serão conduzidos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Um dos maiores animais voadores da pré-história é descoberto no Canadá