Arte

Um rio de 11 mil livros brilhantes fluiu pelas ruas desta cidade

por: Redação Hypeness

Sim, eu sei que esse título parece meio surreal, mas a realidade às vezes pode ficar bem próxima disso. Foi o que aconteceu em Madrid, Nova York, Melbourne, Toronto e, mais recentemente, Ann Arbor (EUA), quando as ruas foram tomadas por milhares de livros brilhantes.

A instalação Literature vs Traffic foi idealizada pelo coletivo espanhol Luzinterruptus. Sua primeira aparição ocorreu nas ruas de Madrid e, em janeiro de 2010, os livros foram levados a Nova York.

O objetivo do projeto é justamente questionar a relação das cidades com o trânsito. Graças a isso, os carros dão lugar aos livros por algumas horas ou dias para que a instalação aconteça.

O fim dessa obra? É o mesmo que o da primeira vez que a montamos, que um rio de livros transbordasse o espaço físico dos pedestres e se instalasse no local assignado aos carros, roubando um precioso solo ao abundante tráfego da zona, em um gesto simbólico em que a literatura se apoderasse das ruas e se convertisse em conquistadora do espaço público, oferecendo aos cidadãos um lugar (não tão grande quanto gostaríamos) em que o tráfego se retirasse para ceder terreno ao modesto poder da palavra escrita“, define o site do coletivo sobre a instalação de Melbourne.

Na cidade, as ruas foram tomadas durante 30 dias por 10 mil livros que haviam sido considerados obsoletos por bibliotecas. Ao final da instalação, as pessoas que passavam pelo local podiam escolher suas obras preferidas e levá-los para casa.

A última aposta do projeto aconteceu em 23 outubro de 2018, em Ann Arbor, no estado americano de Michigan. A convite da universidade local, a instalação tomou a principal avenida da cidade, que teve seu trânsito cortado para que 11 mil livros luminosos ocupassem as ruas. Em menos de duas horas, todas as obras foram levadas pelos visitantes, o que os artistas classificam como um grande sucesso.

Já pensou em dar um mergulho neste rio de letras?

Publicidade

Fotos: Lola Martínez e Gustavo Sanabria


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista mistura personagens de desenhos com monumentos reais