Você provavelmente já deu uma conferida nas suas redes sociais hoje. E deve ter visto um monte de fotos no seu feed. A facilidade de fazer registros com o celular vem nos transformando em aprendizes de fotógrafo. Mas ao tempo banalizando a arte da fotografia. Imagens cheias de brilho, cores vibrantes, suavizador de pele, orelhinhas de coelho, linguinha de cachorro e as famosas #semfiltro.
O modo como criamos fotos mudou muito. E nos fez esquecer da beleza incomum das fotografias analógicas – tudo bem se você não é desse tempo.

Foto do Planeta Brasil 1987? Não, foi tirada essa semana mesmo
Comprar um filme de 24 poses, apertar o botão da câmera e registrar aquelas imagens granuladas, borradas e tortas era uma experiência única. Foi pensando nisso que Festival Planeta Brasil, em parceria com o laboratório Super Camera e apoio do TNT Energy Drink, criaram, pela primeira vez em um festival de música, um espaço dedicado às fotografias analógicas, onde o público pode fazer uma viagem no tempo.

Poderia ser a gente, né?
Eles tiveram a oportunidade de explorar todo o universo analógico – câmeras, filmes, Polaroids, revelação, etc – tendo a possibilidade de manusear e alugar equipamentos.
Enquanto isso, fotógrafos e cinegrafistas oficiais do evento também se aventuravam com os registros em filme. Foram duas câmeras fotográficas e duas Super 8 circulando durante 12 horas de festa entre o público e palcos, coletando momentos.

Super Camera e suas super fotos
Um dos idealizadores da iniciativa e organizador do Festival, Henrique Chaves, conta que a ideia veio para conectar o público com essa outra forma de ver e viver o momento.
“Hoje tudo é muito rápido e instantâneo. Não queremos esperar as coisas acontecerem e a fotografia analógica vem justamente resgatar esse lado mais slow. O público do Planeta é formado principalmente pelas novas gerações e muitos nunca tiveram a oportunidade de ter contato com esse tipo de câmera e registro, então quisemos proporcionar isso a eles e também às gerações mais velhas que estão esquecendo como era incrível ter essa expectativa e emoção de esperar a revelação de um filme”, ressalta Chaves.

Seu Jorge, uma das atrações mais esperadas
O evento comemorou no último sábado, dia 26, 10 anos de história e recebeu na esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, 37 mil pessoas e mais de 30 atrações nacionais e internacionais. E o registro exclusivo dessa festa, você confere aqui no Hypeness.

Seu Jorge e sua bela foto embalando a multidão

Como ele fez isso? Eu tava falando da foto

Tanta beleza e estilo que não couberam em uma só foto

Alexandre Carlo, vocalista da banda Natiruts

Mais Alexandre Carlo

Passo a passo de como fotografar


O Brasil em BH

Milton Nascimento e Criolo no palco: UAU!

Um encontro de gerações de responsa, falae?

Gente, olha aqui pra foto!

Foca na beleza dessa imagem

Fotógrafo que tira uns fotão analógico!


Planetários brasileiros

“Vai lá, faltam 2 poses”

Música em forma de foto

Analogicamente lindo

Califórnia anos 80? BH mesmo!

O cantor Vitor Kley (Ô SOOOOL)

Bola pra nós!

Deixa comigo – Wiz Khalifa bem à vontade antes do show

Wiz Khalifa, sucesso do hip-hop americano, se apresentando pela primeira vez em BH

Parece que foi Wiz foi muito bem-vindo pelas bandas de Minas Gerais