Cobertura Hypeness

Valeu, BH! As fotos analógicas (e exclusivas) do Festival Planeta Brasil ficaram ótimas

por: Rafael Oliver

Você provavelmente já deu uma conferida nas suas redes sociais hoje. E deve ter visto um monte de fotos no seu feed. A facilidade de fazer registros com o celular vem nos transformando em aprendizes de fotógrafo. Mas ao tempo banalizando a arte da fotografia. Imagens cheias de brilho, cores vibrantes, suavizador de pele, orelhinhas de coelho, linguinha de cachorro e as famosas #semfiltro.

O modo como criamos fotos mudou muito. E nos fez esquecer da beleza incomum das fotografias analógicas – tudo bem se você não é desse tempo.

Foto do Planeta Brasil 1987? Não, foi tirada essa semana mesmo

Comprar um filme de 24 poses, apertar o botão da câmera e registrar aquelas imagens granuladas, borradas e tortas era uma experiência única. Foi pensando nisso que Festival Planeta Brasil, em parceria com o laboratório Super Camera e apoio do TNT Energy Drink, criaram, pela primeira vez em um festival de música, um espaço dedicado às fotografias analógicas, onde o público pode fazer uma viagem no tempo.

Poderia ser a gente, né?

Eles tiveram a oportunidade de explorar todo o universo analógico – câmeras, filmes, Polaroids, revelação, etc – tendo a possibilidade de manusear e alugar equipamentos.

Enquanto isso, fotógrafos e cinegrafistas oficiais do evento também se aventuravam com os registros em filme. Foram duas câmeras fotográficas e duas Super 8 circulando durante 12 horas de festa entre o público e palcos, coletando momentos.

Super Camera e suas super fotos

Um dos idealizadores da iniciativa e organizador do Festival, Henrique Chaves, conta que a ideia veio para conectar o público com essa outra forma de ver e viver o momento.

“Hoje tudo é muito rápido e instantâneo. Não queremos esperar as coisas acontecerem e a fotografia analógica vem justamente resgatar esse lado mais slow. O público do Planeta é formado principalmente pelas novas gerações e muitos nunca tiveram a oportunidade de ter contato com esse tipo de câmera e registro, então quisemos proporcionar isso a eles e também às gerações mais velhas que estão esquecendo como era incrível ter essa expectativa e emoção de esperar a revelação de um filme”, ressalta Chaves.

Seu Jorge, uma das atrações mais esperadas

O evento comemorou no último sábado, dia 26, 10 anos de história e recebeu na esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, 37 mil pessoas e mais de 30 atrações nacionais e internacionais. E o registro exclusivo dessa festa, você confere aqui no Hypeness. 

Seu Jorge e sua bela foto embalando a multidão

 

Como ele fez isso? Eu tava falando da foto

 

Tanta beleza e estilo que não couberam em uma só foto

 

Alexandre Carlo, vocalista da banda Natiruts

 

Mais Alexandre Carlo

 

Passo a passo de como fotografar

 

O Brasil em BH

 

Milton Nascimento e Criolo no palco: UAU!

 

Um encontro de gerações de responsa, falae?

 

Gente, olha aqui pra foto!

 

Foca na beleza dessa imagem

 

Fotógrafo que tira uns fotão analógico!

 

 

Planetários brasileiros

 

“Vai lá, faltam 2 poses”

 

Música em forma de foto

 

Analogicamente lindo

 

Califórnia anos 80? BH mesmo!

 

O cantor Vitor Kley (Ô SOOOOL)

 

Bola pra nós!

 

Deixa comigo – Wiz Khalifa bem à vontade antes do show

 

Wiz Khalifa, sucesso do hip-hop americano, se apresentando pela primeira vez em BH

 

Parece que foi Wiz foi muito bem-vindo pelas bandas de Minas Gerais

 

Publicidade

Fotos: Fotos por Bruno Queiroz, Lucas Pietro, Vitor Jabour e Vídeo Super8 Erick Ricco/Laboratório Super Camera

Agradecimentos: Paula Meireles, Rede Comunicação de Resultado e Chico Veron.


Rafael Oliver
Publicitário de formação, com passagens por grandes agências, também atua por vocação na área da comédia. É redator, roteirista e humorista . Encontrou em San Diego, na Califórnia, seu segundo lar. Está sempre por lá. Vive uma busca incessante por novas experiências. E está longe de parar.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como a fotografia auxilia a autoestima de mulheres com câncer de mama