Ciência

Viajar ‘cazamiga’ te faz viver mais, aponta estudo

Gabriela Glette - 20/02/2019 | Atualizada em - 22/02/2019

Passear e viajar com os amigos é sinônimo de diversão e boas conversas, porém muito mais do que isso, também é garantia de uma vida mais longa e saudável. Estudos mostram que, além de diminuir o risco de doenças cardíacas, a rede de amigos está diretamente relacionada com nossa capacidade de tolerar a dor, por causa da ocitocina que é liberada quando passamos por bons momentos, tendo efeitos poderosos sobre o humor, diminuindo a depressão e a ansiedade.

viajar amigos saúde 1

O estudo, realizado por pesquisadores de Harvard, diz que a falta de relacionamentos fortes é tão perigosa para a saúde quanto fumar três quartos de um maço de cigarros por dia e mais prejudicial do que a obesidade ou o sedentarismo.

viajar amigos saúde 2

Priorizar um tempo entre amigos também é fundamental para prevenir a demência e evitar a solidão, um dos principais inimigos da velhice. Além dos benefícios psicológicos, a amizade também é um poderoso analgésico, já que a ocitocina ajuda na cicatrização de feridas.

viajar amigos saúde 3

Conforme vamos ficando mais velhos, passamos a negligenciar um pouco as amizades e a subestimar este tempo que passamos com os amigos. Não faça isso. Tão importante quanto a família, fazer uma previdência e cuidar da saúde, é o tempo que passamos cercados de pessoas que nos querem bem, falando besteira e sem pensar em boletos.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Universo tem 5ª dimensão com modelo complementar ao modelo do Big Bang, aponta estudo de brasileiro