Ciência

Vídeo feito por meio de satélites capta a Terra ‘respirando’

06 • 02 • 2019 às 08:17
Atualizada em 06 • 04 • 2020 às 20:45
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O planeta em que vivemos é algo vivo, e como maior parte das coisas que vivem, ele se move, se transforma, e “respira”. É isso que uma incrível animação criada a partir de 20 anos de observações através de satélites monitorando a Terra foi capaz de ilustrar: a maneira com que as mudanças sazonais pelas quais atravessamos alteram essa vida e forma do nosso planeta.

O trabalho foi realizado por uma equipe de cientistas da NASA, a partir da resposta biológica que a natureza oferece às mudanças ambientais. Medindo as temperaturas, os ventos, as correntes marinhas, as chuvas e as transformações na flora, essa “resposta” da Terra se torna visível na animação.

Cores se transformam, o gelo aumenta e diminui, o verde cresce e regride, a incidência de luz do sol se intensifica e suaviza, e assim vemos o que os cientistas chamam de “respiração” do planeta.

“Estamos vendo qual é o resultado de termos instrumentos em satélites que observam a Terra por tanto tempo”, afirma Compton Tucker, cientista sênior responsável pela análise de dados terrestres. “Estamos assistindo às mudanças, e como as coisas variam, ou não. É fascinante e tão dinâmico. É o nosso planeta vivo – estamos todos juntos nisso”, concluiu.

Publicidade

© fotos: reprodução


Canais Especiais Hypeness