Debate

‘Você fala o que quiser’: Leifert ‘passa pano’ para racismo de Paula ao vivo no BBB

por: Redação Hypeness

Como geralmente diz a filosofa e militante do movimento negro Djamila Ribeiro, o racismo no Brasil é um “crime perfeito”, pois é “evidente, promove desigualdade e as pessoas ainda estão negando que ele exista”.

Não foi diferente com a “passada de pano” que o apresentador do Big Brother Brasil, Tiago Leifert, fez com Paula von Sperling Viana, 28, a participante do reality que tem exibido seu racismo no programa como se apenas estivesse fazendo observações idiossincráticas.

Ela já igualou ofensas racistas a preconceito contra mulheres loiras e disse ter se surpreendido por um criminoso ser “branquinho”, por exemplo. Entretanto, no episódio exibido na noite da última terça-feira (12), Leifert, em conversa com a bacharel em direito (!!!) mineira antes de anunciar o resultado do paredão, afirmou que Paula pode falar “o que quiser”, porque está lá “para jogar”.

“O resto você fala o que você quiser. Você tá aí pra jogar”, disse Leifert.

No UOL, o colunista de TV Mauricio Stycer compartilhou o diálogo transcrito entre ambos:

Tiago: “Televisão ao vivo é difícil, né, Paula?”
Paula: “Demais. Você nem liga pra mim, né?”
Tiago: “TV ao vivo é assim. TV ao vivo a gente fala umas coisas…”
Paula: “Mas eu falo assim sempre.”
Tiago: “Não, tô falando do palavrão, só.”
Paula: “Ah, eu falei palavrão?”
Tiago: “O resto você fala o que você quiser. Você tá aí pra jogar.”
Paula: “Desculpa…”

Isto ocorreu no dia seguinte à abertura de inquérito feita pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), do Rio de Janeiro, para investigar declarações racistas e de intolerância religiosa feitas por participantes do BBB. No entanto, nenhum nome específico foi apontado como autor ou autora dessas declarações, pois a investigação tem sido feita sob sigilo. A Globo respondeu afirmando repudiar preconceito e intolerância.

Paula segue sendo umas das concorrentes mais polêmicas desta edição do reality. E ela não é a única. Outro participante, Maycon Santos, tem virado notícia e criticado nas redes sociais por causa de declarações machistas, racistas e de intolerância religiosa.

A participante tem colecionado comentários racistas no ‘BBB 19’.

Publicidade

Reprodução / Rede Globo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após ameaças, Felipe Neto ganha de amor ao apoio de personalidades